Pós-Carnaval levou diversão aos moradores e renda aos trabalhadores ambulantes na Itinga

Por:Mariana Cedrim
Ps-Carnaval levou diverso aos moradores e renda aos trabalhadores ambulantes na Itinga08/04/2019 19:00

Para quem achou que a folia tinha acabado em Lauro de Freitas, os moradores  da Itinga mostraram o contrário. Dezessete blocos desfilaram em dois circuitos diferentes no Pós-Carnaval e animaram o final de semana no bairro mais populoso de Lauro de Freitas.

No sábado (6) a extensão da folia momesca começou por volta das 20h com a Banda Búzios liderando o bloco Caranguejo e Cia. Os blocos saíam da frente da Escola Dois de Julho e embalavam os foliões até o Largo do Caranguejo. Foram sete blocos para todos os gostos. Teve samba, reggae, pagode e muito mais. O ultimo bloco a desfilar foi o Barrela, puxado pela Banda Nosso Skema e pelo cantor Valdir Jr. Neste primeiro dia de pós-carnaval a noite terminou com o Largo do Caranguejo lotado reunindo os foliões num único bloco, o da folia.

No domingo a festança começou mais cedo. Às 15h as crianças saíram da Praça Oscar Moreira no Bloco Caranguejo Kids. No repertório da Banda Baile da Alegria musicas como Borboletinha fizeram a alegria da criançada durante o circuito. No segundo dia de festa também teve muito reggae com a Banda Sintakaya, samba no pé com a Banda Samba Five sem falar na quebradeira que não podia faltar com os grupos de pagode. O Pós-Carnaval de Itinga acabou com o desfile do bloco Partido Samba liderado pela Banda Sentimento de Posse.

Para Mônica Pereira que acompanhavam a sobrinha na folia a festa estava ótima. “Estou amando. Não perdi nada dos dois dias. Aproveitei tudo. Uma festa tranquila e com espaço para adulto, para criança. Deu para todo mundo se divertir em paz.

TRABALHO E RENDA

O Pós-Carnaval, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com o Fundo Municipal de Política Cultural e a Associação Cultural de Blocos da Itinga, também aqueceu o comércio local. Carlos Giffoni saiu da festa satisfeito. “Esses dois dias tá dando para juntar um trocado bom. Valeu a pena ter vindo pra cá. O comércio de ambulantes tá sendo bastante  beneficiado”.

A prefeita Moema Gramacho, que acompanhou a festa, destacou que a realização do Pós-Carnaval de Itinga atendeu um pedido da população. “Festa de muito calor humano e de muita paz. Mas não é só Pós-Carnaval. Em breve estaremos festejando a entrega de uma grande obra na Itinga, na Baixinha do Pouso Alegre, que é um espaço cultural importantíssimo. E vem muitas outras obras por aí”.

Além da folia, o Pós-Carnaval de Itinga levou para o circuito serviços com duas Unidades Móveis de Saúde que realizaram testes rápidos e a distribuição de mais de 7 mil preservativos masculinos. A festa também contou com o apoio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública, que garantiu a mobilidade nos circuitos, e da Secretaria de Serviços Públicos, que manteve equipes prontas para garantir as ruas limpas após a festa.