Prefeitura acelera reversão do Canal dos Irmãos para reduzir alagamentos na Avenida Luís Tarquínio

Prefeitura acelera reverso do Canal dos Irmos para reduzir alagamentos na Avenida Lus Tarqunio11/06/2018 18:53

As obras de reversão do Canal dos Irmãos, em Lauro de Freitas, seguem em ritmo intenso. Com investimento superior a R$2 milhões, a expectativa é de que as intervenções na área minimizem os alagamentos na Avenida Luís Tarquínio Pontes, na altura do mercado G Barbosa sentido Centro. “Essa foi uma solicitação da comunidade durante as audiências do Plano de Saneamento Básico do município e irão reduzir os alagamentos na região em períodos chuvosos”, disse o secretário da Infraestrutura (Seinfra), Vidigal Cafezeiro.

De acordo com o engenheiro da Seinfra César Augusto Sampaio, os recursos para a execução da reversão são oriundos do PAC Drenagem, captados pela prefeita Moema Gramacho em 2009, durante sua segunda gestão à frente do executivo. “A obra teve um período longo de paralisação na administração anterior e foi retomada em novembro de 2017”, relata.

O canal será desviado em um trecho da rua Jackson Bueno e retomando seu curso mais à frente. De acordo com Sampaio, nessa área o Canal foi ocupado indevidamente. As construções irregulares fizeram com que a vazão do efluente diminuísse, fator que ocasiona enchentes e alagamentos em tempos de chuva. “Para a reversão ampliamos o número de galerias de uma para duas com mais de três metros de diâmetro. No total são 240 metros de obras” explica. A obra é realizada pela empresa PJ Construções.

O Canal dos Irmãos faz parte da Bacia Hidrográfica do Rio Ipitanga. Sua nascente está localizada no bairro de Portão. Sampaio explica que, seguindo o curso, o canal atravessa a Estrada do Coco em direção à Avenida Luís Tarquínio Pontes. “Um pouco mais à frente, após todo esse percurso, ele se encontra com o Ipitanga”, pontuou. Um estudo detalhado sobre as bacias de Lauro de Freitas norteia a intervenção.

 

Jornalista Giovanna Reyner

Foto Lucas Lins