Prefeitura anuncia liberação de recursos para obras de macrodrenagem de canais da Vila Praiana

Por:Rodrigo Castro
Prefeitura anuncia liberao de recursos para obras de macrodrenagem de canais da Vila Praiana08/08/2019 12:00 Foto:Lucas Lins

A aprovação do projeto de macrodrenagem do canal da Avenida Brigadeiro Mário Epinghaus, incluída no Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (FINISA), da Caixa Econômica Federal, foi anunciada pela prefeita Moema Gramacho durante a 10ª reunião do Projeto Planos de Bairro, realizada nesta quarta-feira (7), em Vila Praiana.

A obra vai minimizar os problemas enfrentados pelos moradores do bairro e do centro da cidade com os alagamentos que acontecem em períodos de muita chuva. Esta foi uma das demandas da população que marcou presença no encontro. A pavimentação asfáltica de ruas e avenidas, outro aspecto levantado pelos moradores, também está incluída no FINISA, além da implantação da nova orla de Ipitanga, que já conta com projeto executivo.

O bom número de escolas municipais e a iluminação das ruas do bairro foram pontos positivos apontados pelos moradores, que também destacaram a inauguração do Espaço Aldeias de Segurança e Cidadania, no último sábado (3), localizado em Vila Praiana. O equipamento abriga oito casas de conselhos sociais, a sede da Ronda Maria da Penha, Conselho Tutelar, o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Já funcionavam no espaço a 52ª Companhia Independente da Polícia Militar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), além das Aldeias Infantis SOS, que dão acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Também foi pauta do encontro solicitações por mais serviços de saúde, melhorias no transporte público e obras de esgotamento sanitário. Em resposta às demandas, a prefeita elencou obras e ações que já estão sendo realizadas, e que atenderão aos pedidos, como a construção do Pronto Atendimento do Centro, que será inaugurado em breve.



ESGOTAMENTO SANITÁRIO

Moema destacou ainda a licitação do transporte público municipal, em fase de elaboração, e a implementação do esgotamento sanitário, cujas obras da estação elevatória estão em fase de conclusão, e já avança para a construção das redes coletoras. A ampliação da rede de abastecimento da embasa, já finalizada e que passa por pequenos ajustes, também foi ressaltada pela prefeita. As intervenções vão resolver a falta de água no bairro.

Morador da Vila Praiana há 30 anos, Antônio Jorge Rodrigues dos Santos Silva falou sobre a importância da audiência. “O Planos de Bairro é uma ferramenta muito importante para a gestão da cidade. Permite que o cidadão possa mostrar tanto os pontos fortes como os pontos fracos de cada bairro, e a partir daí conseguir solucionar os problemas que o município vem enfrentando”.

Ele destaca a expansão do município e o crescimento da população com o surgimento de novas demandas que precisam ser solucionadas. “Para mim o Planos de Bairro é uma ferramenta fundamental para os moradores participarem da atual gestão.” Para Antônio o encontro deu visibilidade às ações desenvolvidas pela Prefeitura e mostrou os canais que o cidadão pode utilizar para fazer suas queixas e solicitar serviços da gestão municipal.

Um pouco mais sobre a Vila Praiana

Com pouco mais de 0,9 km quadrados, o correspondente a 1,6% da área total do município de Lauro de Freitas, o bairro conta com cinco escolas municipais, uma unidade estadual de ensino e mais de 540 empresas.