Prefeitura de Lauro de Freitas retoma obras do Mercado Municipal do Centro

Prefeitura de Lauro de Freitas retoma obras do Mercado Municipal do Centro26/06/2018 17:44

O tapume cercando a área, a movimentação dos trabalhadores e o barulho das máquinas anunciam para quem passa pela rua Valdomiro Rodrigues, no Centro, a tão aguardada retomada das obras do Mercado Municipal de Lauro de Freitas. A requalificação das áreas externas de circulação, o paisagismo e a construção de 20 boxes seguem em ritmo acelerado.

“Esse projeto está sendo executado com recursos captados durante a segunda gestão da prefeita Moema Gramacho e ficou parado por quatro anos. Essa melhoria vai beneficiar feirantes e população com a estrutura adequada para a comercialização de hortifrúti, restaurante e outros serviços”, destaca o secretário municipal de Infraestrutura, Vidigal Cafezeiro.

A obra é organizada em três etapas, porém a execução é simultânea. As duas primeiras etapas, com recursos do governo federal da ordem de R$550 mil, consistem na construção dos boxes novos e urbanização da área externa. Para a conclusão da terceira etapa, direcionada a reforma dos boxes já existentes no local e de dois banheiros, foram necessários adicionar R$400 mil do tesouro municipal.

“A prefeita captou o valor integral para a reforma junto ao governo federal. A falta de cumprimento dos prazos na gestão anterior fez com que boa parte dos recursos retornassem para a Caixa Econômica Federal. Assim que assumiu esse mandato em 2017, Moema procurou representantes do banco e conseguiu reverter a situação. O que não conseguimos recuperar foi complementado pela Prefeitura”, explica Cafezeiro.

Da sacada da janela de sua casa, dona Iracema, 72 anos, observa o trabalho ansiosa pela inauguração do local. “Eu venho a essa feira desde jovem. É o local onde de tudo se acha. E essa reforma foi muito esperada por nós”, enfatizou. A vendedora ambulante Cláudia Souza estima que com a reforma o movimento da feira seja impulsionado. “Vendo lambreta pelo Centro da cidade, sempre estou por aqui aproveitando para oferecer meu marisco. A feira vai ficar um brinco”, disse.

Nos boxes de oito metros quadrados, a estrutura foi projetada para suprir as necessidades tanto dos feirantes que comercializam alimentos como dos outros tipos de serviços. Na área de circulação, dois banheiros dão suporte para os trabalhadores e para quem frequenta o local. “A conclusão da obra está prevista para dezembro deste ano. Essa feira faz parte da história de Lauro de Freitas. É um avanço importante a conclusão desse processo”, finaliza Cafezeiro.

 

Jornalista Giovanna Reyner

Fotos Ascom Prefeitura de Lauro de Freitas