Procon de Lauro de Freitas capacita servidores para execução do SINDEC

Por:Giovanna Reyner
Procon de Lauro de Freitas capacita servidores para execuo do SINDEC30/10/2018 18:01 Foto:Lucas Lins

A equipe de servidores que atua no órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), em Lauro de Freitas, participam até o próximo dia 05/11 do cronograma de treinamento para implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (SINDEC).  A unidade utilizará o software para registros e composição do banco nacional de informações onde constarão os problemas enfrentados pelos consumidores. Esse banco poderá ser acessado pelo estado e município, além de outros serviços ao consumidor.

De acordo com o coordenador do Procon municipal, Gleydson Faleiro, esse é um treinamento específico de determinação nacional e que está sendo apresentado a equipe pela diretora de atendimento do Procon Estadual Adriana Menezes. “O sistema gerará dados como, por exemplo, estabelecimentos mais notificados na cidade; ou seja, servirá de base estatística, registro de consultas, encaminhamentos e abertura de reclamações”, explica.

Em Lauro de Freitas o Procon atua nas linhas de atendimento ao público, fiscalização de comércios e ações educativas. “Desde o início do funcionamento do Procon em Lauro de Freitas, no começo deste mês, realizamos mais de cinquenta atendimentos com duas conciliações de conflito.  A partir da implantação do SINDEC na unidade, esses consumidores atendidos receberão o número do processo com a possível data para reconciliação”, esclareceu Faleiro.