Próximos dias serão de chuva em Lauro de Freitas. Equipes da Prefeitura continuam em alerta

Por:Rodrigo Castro
Prximos dias sero de chuva em Lauro de Freitas. Equipes da Prefeitura continuam em alerta24/03/2020 20:20 Foto:ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

As chuvas que atingem Lauro de Freitas nesta terça-feira (24) devem seguir até o final desta semana, de acordo com informações do CEMADEN. O órgão emitiu um alerta de “Alto Risco” para o município. Durante todo o dia, equipes das Secretarias de Infraestrutura (SEINFRA), e de Serviços Públicos (SESP), intensificaram os serviços de desobstrução de rios, córregos e canais, e de redes voltadas à drenagem das águas da chuva.

A equipes da SEINFRA utilizaram bombas para drenar a água acumulada em alguns pontos da cidade, como o Jardim Tropical, na Itinga, e Lagoa da Base. Também foi necessária a realização de serviços pela CONDER, para correção do deslocamento de tubulação da rede de drenagem na Orla de Ipitanga, o que acabou provocando o afundamento de parte da via no local.

Apesar do grande volume de chuvas das últimas horas – 44 mm em uma hora na localidade de Portão, segundo medição do CIMADEN - não foram registrados desabamentos ou deslizamentos de terra. Nenhuma família precisou deixar suas casas. As áreas de risco já mapeadas pela Prefeitura seguem sendo monitoradas pelas equipes da Defesa Civil do município, e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), responsável pelo acompanhamento das famílias que eventualmente tenham de ser levadas para abrigos.

Em caso de emergência, a população deve acionar os serviços pelos telefones 156/3369-3710 (CIMU), 199/3288-8628 (Defesa Civil), 193 (Corpo de Bombeiros).