Semed discute Educação de Jovens e Adultos em tempos de distanciamento físico na live desta quinta-feira, dia 28

Por:ASCOM - SEMED Secretaria Municipal de Educação
Semed discute Educao de Jovens e Adultos em tempos de distanciamento fsico na live desta quinta-feira, dia 2827/05/2020 18:30 Foto:ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Na live desta quinta-feira, dia 28, a Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed) promove um debate sobre práticas pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) neste período de distanciamento físico, necessário para combater a proliferação do novo coronavírus. Foram convidadas a professora doutora Maria Alba Guedes Mello (Universidade Estadual da Bahia - Uneb), que tratará da EJA no contexto nacional, e a professora da rede municipal Ladjane Alves Sousa, doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A live ocorre das 18 às 19 horas, no Instragram da secretaria (@semedlf).

O evento integra o conjunto de atividades em ambientes digitais desenvolvidas pela Semed neste período de pandemia. Outras iniciativas em andamento são o Festival Digicultural dos Estudantes, o Concurso de Redação e Desenho, a construção de rotinas de atividades para educandas e educandos, por meio de plataformas de mídias, além da distribuição de kits alimentação e suporte a atividades da Saúde.

A professora Maria Mello abrirá o debate com o tema EJA como modalidade educativa na organização da educação nacional. Maria é doutora em Educação e Contemporaneidade pela Uneb e mestre em Ciências Sociais pela UFBA, onde concluiu a licenciatura em História. Atualmente, atua no Conselho Estadual de Educação e acumula experiências com ensino e pesquisa na área de História da Educação, Política Educacional e Educação de Jovens e Adultos, na Uneb.  É membro dos grupos de pesquisa Memória da Educação na Bahia (Promeba), Teoria Social e Projeto Político-Pedagógico e Grupo de Pesquisa em Leitura e Contação de Histórias (GPLCH).

No segundo momento da live, a doutorando Ladjane Souza trará a problemática EJA em tempos de pandemia e isolamento social, o que fazer? Ladjane tem experiência tanto na sala de aula quanto na coordenação pedagógica. Graduada em Pedagogia pela Uneb e mestre em Educação, pela mesma instituição, a pesquisadora desenvolve atualmente estudos na linha de Linguagem, Subjetivações e Práxis Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UFBA). Além disso, integra o Grupo de Pesquisa em Educação e Currículo (GPEC), associado ao Projeto Memória da Educação na Bahia da Uneb, e o Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação Brasileira (HIMEB). 
 
Programação da Live 28/05
18 horas – Informes Semed
18h05 – EJA como modalidade educativa na organização da educação nacional – Prof.ª Doutora Maria Alba Guedes Mello (Uneb)
18h20 – Debate
18h30 – EJA em tempos de pandemia e isolamento social, o que fazer? Prof.ª Mestre Ladjane Alvez Sousa (Rede Municipal de Lauro de Freitas)
18h45 – Debate
18h55 – Encerramento.