Servidores da Saúde participam de treinamento em higienização hospitalar

Por:Giovanna Reyner
Servidores da Sade participam de treinamento em higienizao hospitalar06/08/2019 18:00 Foto:ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas

Mais de 60 profissionais de limpeza da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) participaram nesta terça-feira (06) da "Capacitação de Técnicas Básicas de Higienização Hospitalar". Os servidores que atuam nas unidades de urgência e emergência de Lauro de Freitas aprenderam sobre higienização hospitalar, equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC) hospitalar.

De acordo com a coordenadora executiva da Sesa, Elisa Daltro, o treinamento tem o objetivo foi implantar medidas de proteção à segurança e à saúde de todos que trabalham nos serviços de saúde ou que exercem atividades de assistência à saúde. “A limpeza de uma unidade de saúde é diferente da limpeza que realizamos rotineiramente em nossas residências. A higiene é fundamental para combater nossos maiores inimigos que são os vírus e as bactérias”, frisou ela após abrir o workshop com uma dinâmica laboral.

A aula ministrada pela enfermeira e coordenadora de urgências e emergências da Sesa, Meire Antunes, abordou formas corretas de limpeza nos ambientes hospitalares, como deve ser a abordagem nos leitos na hora de executar o serviço, o tipo de limpeza a ser feito conforme o quadro de saúde do paciente que se encontra internado, entre outras instruções que fazem parte da rotina dos profissionais. “Com essas capacitações a equipe se sente mais segura para executar sua tarefa”, afirmou.