Apresentao

UNIVERSIDADE DE VERÃO – UNIVERÃO 2018

Considerando o território de Lauro de Freitas como um espaço para a construção de uma Cidade Educadora, a Universidade de Verão – UNIVERÃO traz uma proposta pedagógica que focaliza a experiência acadêmico-científica e lúdico-cultural, pretendendo, assim ampliar o acesso ao conhecimento em suas diversas abordagens e diferentes temáticas de interesse local e global.

Em sua primeira edição, a Univerão tem como tema: “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora”. O projeto visa desenvolver a construção do saber nas dimensões cientifico-populares diretamente ligadas aos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, econômicos e esportivos.

A Univerão acontecerá de 15 a 21 de janeiro de 2018, movimentando diversos pontos da cidade, como a orla, o centro e todos os bairros.

Estão programados cursos, palestras, oficinas, feiras, performances, atividades esportivas, shows e muito mais. A Univerão é destinada para estudantes, professores, trabalhadores, cidadãos laurofreitenses e todos os interessados do território brasileiro e do exterior, que poderão desfrutar de uma cidade caracterizada pelo turismo étnico-cultural, marcada pelo o samba de roda, os ternos de reis, a cultura dos quilombolas, a capoeira e diversas manifestações de matriz africana.

GESTÃO ORGANIZACIONAL

A Universidade de Verão é uma iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas, idealizada pela Secretaria Municipal de Educação – SEMED e realizada de forma transversal por todas as secretarias do município de Lauro de Freitas, contando com a parceria de Instituições de Ensino Superior e do Governo do Estado da Bahia.

Parceiros: Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, Universidade Estadual Santa Cruz - UESC, Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, Instituto Federal Baiano – IF Baiano, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFBA , Fundação Hansen Bahia, Fundação Pedro Calmon - FPC, Sudesb, Secretaria de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia - SPM, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia - Secult, Centro Pan-americano de Judô - CPJ.

Conexões democráticas
para uma cidade educadora

"A Universidade de Verão (Univerão) 2018 tem como tema “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora” e acontecerá de 13 a 21 de janeiro na cidade de Lauro de Freitas. Será um prazer receber a comunidade educativa e participantes em geral dentro da estratégia de ativação dos territórios escolares, visando à construção de uma Cidade Educadora."