Cursos e oficinas do Univerão mobilizam mais de 2 mil participantes

 
Cursos e oficinas do Univero mobilizam mais de 2 mil participantes

Os mais de 100 minicursos e oficinas disponibilizados pela Univerão/Festur durante toda a semana, de 16 a 20, transformaram Lauro de Freitas no maior campus de troca de experiências e conhecimento do país nesta estação. A iniciativa da Prefeitura de Lauro de Freitas em parceria com 12 universidades públicas da Bahia, fundações e Governo do Estado, está mobilizando mais de duas mil pessoas nos três pólos de atividades a cada dia.

No bairro de Itinga, onde se concentra a maior parte dos cursos profissionalizantes, a perspectiva de se qualificar para o mercado de trabalho esgotou as vagas para o Curso de Instalação de Placa de Energia Solar, ministrado no IFBA. Os participantes estão tendo a chance de aprimorar os conhecimentos em tecnologia e energia solar fotovoltaica. Segundo o professor Luís Gabriel, o curso tem uma dimensão introdutória, permitindo aos alunos o aprendizado teórico e o aperfeiçoamento da bagagem curricular.

Morador de Salvador e graduado em engenharia elétrica, Aziel Freitas contou que buscou o curso como mais uma oportunidade de afinar seus conhecimentos. “A energia renovável é um tema em voga, e como profissional da área não pude deixar de conferir”. Sobre a Univerão sua avaliação é muito positiva. “Permite ao público a consolidação de seus conhecimentos com as novas ideias que estão sendo discutidas atualmente”.

Em frente ao IFBA, o Colégio Dois de Julho abriga os cursos de manicure, toy arte em tecido, estética afro e oficina de turbante entre outros. Ministrado pela instrutora de embelezamento de mãos e pés, Carine Oliveira, o curso de manicure permite à turma o aprendizado teórico sobre anatomia, patologia e fisiologia das unhas. Na parte prática, as alunas puderam exercitar o processo de cutilagem, escarnação, corte e pintura.

O aperfeiçoamento ou iniciação na profissão também é oferecido nos bairros mais distantes do centro, como Barro Duro onde está sendo realizado o minicurso de manutenção de computadores. Em Vida Nova, Pequenos reparos na construção civil e eletricista, e em Buraquinho, Boas práticas e beneficiamento de pescado.

Conexões democráticas
para uma cidade educadora

"A Universidade de Verão (Univerão) 2018 tem como tema “Conexões Democráticas para uma Cidade Educadora” e acontecerá de 13 a 21 de janeiro na cidade de Lauro de Freitas. Será um prazer receber a comunidade educativa e participantes em geral dentro da estratégia de ativação dos territórios escolares, visando à construção de uma Cidade Educadora."