Prefeitura destaca ações em oficina sobre saúde da população negra

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quarta, 30 de Julho de 2025 às 12:12

Prefeitura destaca ações em oficina sobre saúde da população negra


A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), participou da Oficina Estadual de Apoio Estratégico em Saúde da População Negra, promovida pelo Ministério da Saúde. O evento foi realizado no auditório do Instituto Anísio Teixeira, localizado na Estrada da Muriçoca, em Salvador, nesta terça-feira (29/7).

A oficina teve como objetivo fortalecer a implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) no estado. A iniciativa busca combater as desigualdades raciais no acesso aos serviços de saúde e garantir o direito humano à saúde do referido público.

Além do enfrentamento do racismo institucional, a política reconhece que a população negra é afetada, em medida desigual, por doenças como hipertensão arterial, diabetes, doenças falciforme, tuberculose e transtornos relacionados à saúde mental.

Durante o evento, o município de Lauro de Freitas apresentou suas experiências e ações exitosas voltadas para a política municipal de saúde da população negra e quilombola, demonstrando o compromisso da gestão com a equidade racial na saúde.

A secretária interina de Saúde, Elba Brito, destacou a importância da iniciativa. “Esses espaços são fundamentais para o diálogo e a escuta qualificada. É por meio deles que avançamos no enfrentamento das desigualdades raciais e fortalecemos a construção coletiva de políticas públicas mais justas. Falar de saúde da população negra é, acima de tudo, combater o racismo estrutural presente nas instituições”, afirmou.

Susane Souza, enfermeira da Atenção Básica e coordenadora do Programa Saúde sem Racismo da secretaria, reforçou o simbolismo do encontro. “Esta oficina estratégica tem um grande significado. A Bahia ser escolhida como o ponto de partida das oficinas em todo o país reforça a importância do nosso território no combate às desigualdades e na construção de uma saúde mais inclusiva. O Racismo é um determinante social de saúde e precisa ser enfrentado com políticas específicas e ações práticas dentro do SUS”, declarou.

O superintendente de Atenção Básica de Lauro de Freitas, Aderbal Teles, também ressaltou o papel essencial do setor nesse processo. “A Atenção Básica é a porta de entrada do SUS [Sistema Único de Saúde] e precisa estar preparada para reconhecer e combater o racismo institucional. É nesse nível de cuidado que muitas vezes se inicia o acolhimento da população negra, e é onde devem estar presentes práticas antirracistas, sensíveis à realidade e às necessidades desse público”, pontuou.

A atividade integra uma série de oficinas macrorregionais, como a da Região de Saúde Macro Leste, com participação do município de Lauro de Freitas. Alinhada à PNSIPN, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a promoção da equidade no SUS e o enfrentamento ao racismo institucional. A política reconhece que a população negra é historicamente afetada por desigualdades sociais, econômicas e culturais que impactam diretamente sua saúde, resultando em maiores índices de adoecimento e mortalidade. Ao aderir a essa agenda, o município contribui para a construção de um sistema de saúde mais justo e inclusivo.

O evento contou ainda com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB), do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia (COSEMS-BA), além de secretários municipais de saúde e outros atores estratégicos.