Protagonismo feminino é destaque na abertura da 5ª Conferência de PolÃticas para Mulheres de Lauro de Freitas
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quinta, 24 de Julho de 2025 Ã s 11:11
Mostrando o compromisso da gestão com o avanço de políticas públicas voltadas às mulheres, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), realizou nesta quarta-feira (23/7), a abertura da 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres. O evento, que teve como tema: “Mais democracia, mais igualdade e mais conquistas para todas”, aconteceu na Faculdade União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime).
Presente no evento, a prefeita Débora Regis ressaltou o cuidado da sua gestão em dar voz às mulheres. “É muito salutar dar espaço para as mulheres. Não por acaso, mais de 50% do meu secretariado é composto por mulheres. Como gestora e mulher, reconheço a importância de desenvolver políticas públicas que enfrentem questões estruturais como o machismo”, afirmou.
De acordo com a secretária da SEMPADHIR, Margeoire Neves, esse evento é muito importante para mostrar a necessidade de criar políticas destinadas às mulheres. “Eu participei da quarta conferência, e hoje estou aqui na quinta, e sei como as políticas para as mulheres ajudam no desenvolvimento deste público na sociedade, e combate muitas mazelas sofridas. Estamos aqui para ajudar e me coloco à inteira disposição”, destacou a gestora da pasta.
A superintendente de Política das Mulheres, Carla Tatiana Fagundes, enfatizou a importância do evento. “Realizar essa conferência é de suma importância, porque é um local onde nós tratamos e dialogamos sobre as atividades, principalmente após dez anos sem acontecer. Então hoje vamos ouvir pessoas importantes, e compartilhar narrativas e histórias”, disse Carla.
Para a assistente social, Gismária Tavares, 54 anos, o evento foi o momento de mostrar o poder da mulher. “Nós vivemos num mundo bem desigual, apesar de sermos maioria mulheres, mas nós não temos nem sempre vez e voz. E precisamos capacitar as mulheres, colocá-las em espaços de poder para nos representar”, falou.
Logo após a mesa, foi realizada uma apresentação com o grupo Sambadeira, e as palestras com a coordenadora do núcleo de enfrentamento e prevenção ao feminicídio da Prefeitura de Salvador, Iracema Silva de Jesus; e a primeira secretária de Políticas para as Mulheres de Lauro de Freitas, Teresinha Barros.
Também estiveram presentes os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda, Fausto Franco; de Saúde, Elba Brito; de Educação, Tamires Andrade; vereadores; representantes dos movimentos sociais e sociedade civil; além da Chefe de Gabinete, Fátima Barbosa; e da secretária estadual de Política para as Mulheres, Neusa Cadore.
A programação da conferência segue nesta quinta-feira (24/7), também na Faculdade Unime, das 8h às 18h, onde haverá apresentação da metodologia dos grupos de trabalho, a consolidação das propostas, leitura e aprovação do regimento, eleição dos delegados, entre outras ações.