2ª Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania atrai moradores de Itinga com serviços gratuitos

Por: Iana Silva
Sexta, 09 de Setembro de 2022 às 16:04

Foto: Maína Diniz

Um dia cheio de música, palestras, shows, oficinas, serviços jurídicos e de saúde gratuitos para a população de Lauro de Freitas. Assim foi a 2° Feira de Arte, Cultura, Justiça e Cidadania, realizada pela Defensoria Pública da Bahia, nesta sexta-feira (09). A atividade aconteceu nas instalações da Escola Municipal 2 de Julho, localizada no bairro de Itinga, com a presença dos estudantes, professores e moradores da região. O evento também contou com apresentações de grupos de capoeira, orquestra filarmônica e coral dos servidores da Prefeitura.

A orientação jurídica foi oferecida na Unidade Móvel de Atendimento da DPE/ BA, com atendimento por demanda espontânea. No pátio da escola, foram montadas as barracas para exposição do artesanato local, com participantes da Feira de Economia Solidária de Lauro de Freitas. Já os serviços de saúde foram realizados em salas de aula reservadas para a ação, com atendimento de clínico médico geral, nutricionista, psicóloga, educador físico, dentista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. Além disso, foram disponibilizadas vacinas, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite e Glicemia.

A estudante Emily dos Santos, 14 anos, aproveitou as atividades e saiu muito satisfeita. “Gostei muito das apresentações e de ter todos esses serviços aqui dentro da minha escola. Tinha muito tempo que não ia ao dentista, então foi o primeiro atendimento que procurei. Passei por uma avaliação e aprendi algumas coisas importantes para minha saúde bucal. Tudo muito bom”, disse.

A prefeita Moema Gramacho marcou presença na Feira e destacou a importância dessa integração para favorecer a comunidade. “Essa parceria da Defensoria com o nosso município já vem de muito tempo. Aqui implantamos um dos primeiros balcões de justiça do estado da Bahia, beneficiando a todos. Ter momentos assim é maravilhoso. Dignidade se tem com respeito à população e ao povo brasileiro. A integração é fundamental, pois entendemos que juntos somos mais fortes”, disse a gestora.

O evento é realizado pela Defensoria Pública do Estado da Bahia, Ouvidoria Cidadã da DPE/BA, Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia – Adep/BA, Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos, Terreiro Ilè Asé Iyá Omífáláyò e Associação Beneficente Cultural e Religiosa Ilê Axé Oyá. São parceiros da iniciativa a Prefeitura de Lauro de Freitas e o Governo da Bahia, através da  Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – Sudesb.