Prefeitura de Lauro de Freitas entrega, neste sábado (13), certificados para 170 Agentes de Portaria e Rondistas

Por: Yandra Barros
Sexta, 12 de Abril de 2024 às 11:11

A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), entrega, neste sábado (13),  certificados para os 170 Agentes de Portaria e Rondistas, que participaram do curso de formação emergencial oferecido aos profissionais da pasta. A cerimônia de certificação será na Escola Municipal Eurides Sant'anna, em Itinga, a partir das 8h30.

O curso teve como principal objetivo capacitar os profissionais ressaltando bem-estar, proteção, segurança e humanização no atendimento à comunidade escolar, especialmente em condições emergenciais. Com uma carga horária total de 8 horas, a capacitação foi dividida em pólos, abrangendo profissionais das 83 escolas do município. Sendo realizado pelo departamento de formação não-docente em parceria com as seguintes coordenações da SEMED: Divisão de Segurança e Transporte, Avaliação e Monitoramento, Comunicação e Saúde Mental, além da 52ª CIPM – PM BA.

De acordo com Elielson Farias, Coordenador da Divisão de Segurança e Transporte da SEMED, a iniciativa do curso emergencial surgiu em meio a um contexto de insegurança vivido nas escolas do país. “Após o trágico incidente em uma escola em Santa Catarina, onde vidas foram perdidas, houve uma comoção nacional e uma sensação generalizada de insegurança. Nesse cenário, surgiu a necessidade de criar uma cultura de paz nas escolas, levando à realização deste curso”.

Segundo Terezinha Barros, Coordenadora do Departamento de Formação Não-docente, a capacitação foca em diversas áreas. “Desde as relações interpessoais até políticas públicas de enfrentamento à violência. Nós debatemos estratégias de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas, para traçar medidas que proporcionem mais segurança aos ambientes escolares”.

Além do curso, foram realizadas lives como parte de uma ação permanente. A abordagem incluiu questões éticas, relações interpessoais e a consideração da diversidade da população, tanto em termos de gênero quanto de raça.