Alunos da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela são premiados pelo projeto Horta em Casa

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 03 de Dezembro de 2021 às 13:01

Foto: Maína Diniz

O sorriso tímido deixava estampado no rosto a felicidade de Samara Santos, 9 anos, grande vencedora da primeira edição do Horta em Casa. A iniciativa, inserida no projeto Sementes do Amanhã, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (Semed), premiou além dela, outros dez alunos da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, nesta sexta-feira (03). O primeiro lugar levou para casa a quantia de cem reais e os outros dez colocados vinte reais.

A dinâmica consistiu em cada aluno cuidar dos dois saches com sementes de alface, coentro, cebolinha e pimentão. A missão era realizar os preparativos com a terra, plantar, regar, cuidar das pragas e filmar todas as etapas do processo. As sementes foram doadas ao projeto em junho pela associação Oportunidade e Ação (OPA), que produz hortaliças em um quintal produtivo de Itinga.

Um dos coordenadores e idealizador do Horta em Casa, Antônio Cláudio Sampaio, explica que a ideia surgiu da necessidade de exercitar a educação ambiental, adaptada à realidade da pandemia. “Por conta da impossibilidade de desenvolver o projeto no ambiente escolar, levamos a iniciativa para dentro das casas dos alunos, envolvendo assim a família e a comunidade”, falou.

De acordo com o coordenador executivo da Semed, Victor Veiga, “a ação desenvolve outras aptidões nas crianças e elas passam a entender o valor da vida, do crescimento e da evolução levando lições para o futuro”, disse ao lado do coordenador Horta em Casa, Artêmio da Luz, que completou. “O objetivo é estender o projeto a outras escolas de Lauro de Freitas. “As crianças são multiplicadoras e acabam inspirando não somente a família, mas todos a serem amigos da natureza e tornar comum o plantio de sementes e mudas”, disse.

Para Elaine Santos, mãe do pequeno Pedro Santos que ficou em terceiro lugar, a iniciativa é enriquecedora. “Foi a primeira vez que ele teve contato com o plantio e foi muito positivo e terapêutico para ele”, contou. Já o menino disse que vai continuar plantando em casa. “Minha mãe comprou os vasos para mim e eu gostei muito de plantar, vou fazer sempre em casa para ser um tempero para colocar na comida”, disse rindo.