Alunos da rede municipal de Lauro de Freitas participam de ações de conscientização na Semana Mundial da Água

Por: Neison Cerqueira
Sexta, 22 de Março de 2024 às 10:10

Alunos da rede municipal de Lauro de Freitas participam de aes de conscientizao na Semana Mundial da gua

Foto: Danilo Magalhães

Na Semana Mundial da Água, que teve início na última segunda-feira (18), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu uma aula especial na quarta-feira (20), envolvendo palestras e oficinas para estudantes de 10 a 12 anos das escolas municipais Ana Lúcia Magalhães e Ipitanga, no Salvador Norte Shopping. Também foram apresentados aos jovens ações lúdicas como forma de alertar para a importância de preservar a água e o meio ambiente como um todo.

Os estudantes da unidade de Ipitanga tiveram aula descontraída, mas importante e de conscientização com coordenador da Área de Proteção Ambiental de Joanes-Ipitanga (APA Joanes-Ipitanga), Geneci Braz, sobre uso consciente da água, além de uma visitação à exposição interativa 'Água é Vida'. Já os estudantes da Ana Lúcia Magalhães participaram de uma oficina de educação ambiental sobre o tema: “O descarte correto de óleo de cozinha usado”. Os alunos interagiram na fabricação de sabão através do reaproveitamento de óleo de cozinha, de calças, jaquetas e vestidos jeans sem uso, sendo transformando em outros objetos de uso pessoal.

Focada em aprender sobre a importância da água e da sustentabilidade, a aluna Aylla Jesus, do 7º ano, falou da alegria de participar da atividade educativa fora do ambiente escolar. “Estou muito contente em poder viver esse momento com meus colegas, que além de participar das oficinas de reaproveitamento do óleo de cozinha e de calças jeans, aprendi que a água é um recurso muito importante para a sobrevivência humana”, disse a estudante.

Para o coordenador de Educação Ambiental da SEMED, Antônio Cláudio, a iniciativa reforça a responsabilidade da rede municipal em ensinar os jovens sobre os assuntos importantes voltados ao meio ambiente. "O Dia Mundial da Água é uma oportunidade para refletirmos sobre a importância desse recurso para nossa sobrevivência e para o planeta como um todo. Cada um de nós pode fazer a sua parte no dia a dia para ajudar a preservar a água e garantir o acesso a ela", pontuou o coordenador.