Assistidas do CRAS de Itinga participam de Oficina de Aproveitamento Integral dos Alimentos

Por: Iana Silva
Sexta, 19 de Agosto de 2022 às 15:03

Foto: Wandaick Costa

O processo de utilizar cascas, sementes, folhas e talos dos alimentos é uma técnica sustentável e econômica, que ajuda na redução de custos e na preservação do meio ambiente. Atenta a esse contexto, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas realizou, nesta sexta-feira (19), uma oficina com as assistidas do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Itinga. A atividade foi realizada no Restaurante Popular, com a produção de diversas receitas compostas por ingredientes nutritivos e reaproveitados.

Dona Deusdete Matos, 71 anos, foi uma das participantes da atividade. Ela já costuma fazer refeições em casa com os restos de alimentos e aproveitou a oficina para adquirir novos aprendizados. “Estou achando essa iniciativa maravilhosa. Eu já faço meu arroz e minhas sopas com talos. Agora, com tudo que aprendi aqui, vou fazer novas receitas. Eu tenho uma neta que tem intolerância ao glúten, então vou ajudar muito na dieta dela e na alimentação de toda a minha família. Sou uma idosa saudável. Como de tudo, mas tudo com moderação”, comentou.

A oficina faz parte de uma parceria entre o CRAS e o Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional (DESAN), que são administrados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC). Nesta oficina, participaram as idosas que fazem parte do grupo “Compartilhando Saberes”. “As idosas são muito ativas e interessadas em aprender. Em todas as idades é necessário se alimentar de forma saudável, mas nessa fase, a preocupação é ainda maior.  Nossa intenção é sempre promover autonomia, empoderamento e inclusão social dos assistidos”, disse  Rafaelle Andrade, psicóloga do CRAS.

Entre as receitas compartilhadas com o público, estavam o bolo de abóbora com coco, suco da horta, torta de sobra de arroz com talos e brigadeiro de aipim. De acordo com a nutricionista da DESAN, Sheila Dionísio, o Restaurante Popular (RP) facilita o acesso à uma alimentação adequada e promove ações de proteção à saúde. Por isso, as oficinas são realizadas no equipamento. “Sempre fazemos oficinas aqui. O reaproveitamento ajuda a combater o desperdício de alimentos em casa. As partes não convencionais são riquíssimas em nutrientes e substâncias protetoras de doenças crônicas. Todos precisam aprender a aproveitar”, ressaltou.