Assistidos, familiares e técnicos dos CAPS têm dia especial na Praça da Matriz em Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Quarta, 17 de Maio de 2023 às 14:02

Assistidos, familiares e técnicos dos CAPS têm dia especial na   Praça da Matriz em Lauro de Freitas

Foto: Raphael Muller


Uma manhã divertida e de muita integração. Foi dessa forma leve que os assistidos do três Centros de Atenção Psicossocial de Lauro de Freitas (CAPS) se reuniram na Praça da Matriz, no centro da cidade, nesta quarta-feira (17), para chamar atenção sobre o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. 

Adultos e crianças expuseram os resultados das dinâmicas aplicadas diariamente nas unidades, em grupo ou individual, como as pinturas, mosaicos e artesanatos, e ao som da ‘Banda do CAPS’, formada pelos pacientes do CAPS Álcool e Drogas (CAPS AD). Além disso, confraternizaram com os técnicos de cada unidade e seus familiares. “O atendimento que recebo no CAPS AD me possibilitou uma vida com mais qualidade”, destaca o usuário, Fabricio Ferreira, de 33 anos. 

A coordenadora de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), Daniele Almeida, explica que a data é celebrada em todo Brasil no dia 18 de maio, e se tornou um grande movimento pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. “O intuito de nossa ação é chamar atenção para que essas pessoas possam estar onde quiserem estar”, falou. 

O município conta com três equipamentos destinados a grupos específicos - CAPS AD, Infantil e Adolescente e CAPS II Luís Eduardo Araújo. “Atualmente o fluxo de assistidos é em torno de oito mil pessoas por mês. Para acessar os serviços é necessário ter o cartão SUS e apresentar documento de identificação. O paciente passará por uma triagem inicial para identificar o melhor atendimento”, frisou Daniele.