Com mais de 475 mil refeições servidas, Cozinha Comunitária de Itinga comemora seis anos nesta quarta-feira (27)

Por: Neison Cerqueira
Segunda, 25 de Março de 2024 às 12:12

A Cozinha Comunitária de Itinga celebra, nesta quarta-feira (27), seis anos de funcionamento, com mais de 475 mil refeições servidas. Só em 2023, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), foram oferecidas 98.400 refeições para a população (café da manhã e almoço). A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas com a política social implantada no município, possibilitando o fornecimento de alimentos, que passam por avaliação de segurança alimentar e nutricional, com o objetivo de destinar o preparo de refeições saudáveis e variadas para os munícipes. Nesta quarta-feira, durante o almoço, uma comemoração vai animar os comensais do local.

O equipamento, que é umas das referências da política social em Lauro de Freitas, junto com o Restaurante Popular, é motivo de orgulho para o secretário da SEMDESC, Tito Coelho, já que oportuniza o acesso à refeições adequadas e saudáveis, balanceadas, que são distribuídas para as famílias em vulnerabilidade. “Lauro de Freitas é referência em segurança alimentar e nutricional desde que consagrou-se o Restaurante Popular, em 2008. Completando 15 anos neste ano, já foram oferecidas aproximadamente 8 milhões de refeições. A exemplo disso, temos a Cozinha Comunitária de Itinga, a qual acolhe a necessidade das localidades mais carentes do bairro, dispensando refeições tanto no horário de almoço, quanto no café da manhã”, analisou o secretário.

Segundo o titular da pasta, ainda em 2024, cinco novas Cozinhas Comunitárias serão inauguradas. Tito anunciou que Lauro de Freitas foi um dos municípios beneficiados por um edital do Governo do Estado da Bahia, que vai possibilitar abrir os novos postos para ampliar o atendimento à população. “Iremos implantar cinco novas Cozinhas Comunitárias temporárias onde cada uma delas irá dispensar 200 refeições diárias. Serão 02 no bairro de Portão, 01 em Itinga, 01 Areia Branca e outra unidade no Centro, que é fruto de um edital que vencemos junto ao Governo do Estado”, detalhou.

O Departamento de Segurança Alimentar da SEMDESC realiza inúmeras ações, que são destaque em todo o Estado, o que se confirma quando os equipamentos são visitados por outros gestores para conhecer a estrutura e organização. Tito revelou que novas unidades de assistência para famílias em vulnerabilidade serão abertas ainda este ano. “O trabalho não para por aí. Estamos retomando o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) Hortifruti e ainda em 2024, possivelmente até o final de abril, também implantaremos o PAA Leite, que consiste no mesmo objetivo. De modo geral, seguiremos avançando nas importantes políticas públicas que possam combater a fome, e garantir o mínimo necessário para as famílias de Lauro de Freitas que, por ventura, vivam alguma condição de insegurança alimentar e nutricional”, revelou o gestor.