Contemplados pelo Promuni de Lauro de Freitas comemoram início de uma nova jornada

Por: Giovanna Reyner
Terça, 18 de Outubro de 2022 às 16:04

Contemplados pelo Promuni de Lauro de Freitas comemoram início de uma nova jornada


Cursar odontologia sempre foi o sonho de Samuel Cunha. O jovem, morador da Vila Praiana, em Lauro de Freitas, foi um dos 67 contemplados com uma bolsa integral de estudos na Faculdade Unime através do Programa Universidade para Todos Municipal (Promuni) da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Nesta segunda-feira (17), junto com os colegas, ele participou da Cerimônia do Jaleco. O ato marca o início da nova fase acadêmica.

Ao lado dos familiares de Samuel, a prefeita Moema Gramacho vestiu o jaleco no jovem que em alguns anos, tem o objetivo de se tornar um cirurgião dentista. “Esse sempre foi um sonho meu que, infelizmente, devido ao alto custo do curso, nunca pude cursar. Era apenas um sonho que parecia muito distante de mim e que hoje através do Promuni, se tornou realidade. Estou aqui, recebendo esse jaleco, um jovem negro de baixa renda, cursando odontologia”, declarou emocionado Samuel. 



A prefeita lembrou que a Faculdade Unime tem sido uma grande parceira do município. Atualmente no local funcionam a Secretaria Municipal de Saúde (SESA), a Central Municipal de Regulação, o Pronto Atendimento Nelson Barros, a Policlínica Carlos Bastos e o Centro Especializado em Reabilitação. “Me senti muito honrada pelo convite de Samuel, eu sei o orgulho que traz para uma família este momento subir aqui e vestir o jaleco numa simbologia do início de uma jornada. O Promuni tem transformado vidas desde 2007. A Prefeitura ao invés de recolher os impostos devidos revertem esses valores em bolsas de estudo e dessa forma financia sonhos e a mudança de vida”, enfatizou Moema. 

Com os olhos marejados, Luciane Santos, outra aluna contemplada pelo Promuni, celebrou o momento definindo-o como uma grande vitória. “Essa oportunidade é única e é um recomeço para mim. Ano passado perdi meu marido para a covid-19, mas estou otimista que a partir de agora terei muitas alegrias e motivos para sorrir, o Promuni é o começo de tudo isso”, contou.

Promuni 

O processo de seleção foi organizado pela Unime, de acordo com os critérios do Programa que destinou as vagas para egressos de escolas públicas, residentes do município e que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos 2018, 2019, 2020 ou 2021.

As 64 vagas foram destinadas para 24 cursos como o de Administração, Direito, Biomedicina, Odontologia, Medicina Veterinária, Arquitetura, Ciências Contábeis, entre outros.