Crediamigo impulsionou crédito de 18 milhões para microempreendedores de Lauro de Freitas em 2023

Por: Neison Cerqueira
Quarta, 27 de Março de 2024 às 15:03

Foto: Rafael Magno

O fortalecimento do trabalho de microempreendedores em Lauro de Freitas é uma importante iniciativa para o crescimento profissional e econômico no município. Na manhã desta quarta-feira (27), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Inovação Tecnológica (SMDE), em parceria com o Banco do Nordeste (BNB), apresentou, na sala de reuniões do CALF, os dados da prestação de contas acerca do microcrédito disponibilizado para a gestão municipal em 2023.

No balanço divulgado nesta manhã, os recursos do Crediamigo impulsionaram os negócios de microempreendedores individuais, que totalizam a liberação de crédito de R$ 18.602,02 milhões, com ticket médio para investimento no próprio negócio de R$ 3.115,54 mil. Participaram da reunião representantes das secretarias municipais de Administração e de Projetos Estratégicos (SECAD), Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), Fazenda (SEFAZ), SAC Municipal e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDL) Lauro de Freitas.

Durante a roda de conversa, a parceria entre a gestão municipal e o banco foi considerada pelo gerente geral do BNB – Lauro de Freitas, José Gomes, como vitoriosa. “Nosso foco de atuação do banco são as linhas de créditos. Isso marca a atuação na periferia do município e do empreendedorismo com o Crediamigo. O banco vai atrás do empreendedor para dar suporte com capital de giro, desenvolvimento e crédito. Os empreendedores locais têm muito espaço para crescer. Posso dizer que o BNB e o Crediamigo são uma luz para o empreendedorismo local”, avaliou o gerente.

A importância do BNB para o município foi destacada pelo secretário da SMDE, Manoel Carlos. “A relação do BNB com a cidade mostra que o banco sempre está presente. Fico grato e satisfeito com essa parceria. O BNB cumpre um papel importante na Bahia e em nosso município não ia ser diferente. Temos a economia solidária, ações importantes, que temos trabalhado muito com essa parceria. Então, tenho muita gratidão”, resumiu o gestor da pasta.

Para o secretário Wilson de Souza, da SETREL, o estado precisa cumprir papel de inserção do banco público nos municípios da Bahia. “Essa parceria deixa claro a importância da função pública que o banco cumpre. Lauro é um dos corações econômicos da Bahia. Tem outra realidade. As economias compostas de outra forma, então, usando a inteligência estratégica e com o apoio do BND, dá para diferenciar a composição econômica do município. É a possibilidade de fortalecimento e crescimento da riqueza local, que gera oportunidades para o nosso povo. O banco cumpre um papel amplo dentro de sua função. Compreende a necessidade da região e da economia legal. Que a parceria se reforce, porque quem se beneficia disso é a nossa gente”, analisou Wilson.