Hotelaria de Lauro de Freitas registra ocupação máxima durante o Carnaval

Terça, 21 de Fevereiro de 2023 às 15:03

Hotelaria de Lauro de Freitas registra ocupação máxima durante o Carnaval

Foto: Raphael Muller

A rede hoteleira do município de Lauro de Freitas, que conta com 2.500 leitos, atingiu 100% de ocupação na maioria dos hotéis e pousadas, durante os dias de Carnaval 2023. O levantamento é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com apoio do Conselho Municipal de Turismo de Lauro de Freitas (Comtur). Segundo a Superintendência de Turismo da Secult, responsável pelo levantamento, o perfil dos turistas na cidade é predominantemente de pessoas do interior do Estado e Região Metropolitana de Salvador, além da presença de turistas de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás.

Edmilson Sales, superintendente municipal de Turismo, comenta que também há hospedagem de estrangeiros. “Depois de dois anos sem Carnaval, a procura por leitos na cidade superou as expectativas. A Bahia tem um dos maiores Carnaval do mundo, e Lauro de Freitas tem vantagens por estar ao lado do Aeroporto Internacional, ter estação de metrô, além de contar com praias paradisíacas e um excelente setor de gastronomia que atraem os turistas”, disse.

O superintendente ainda reforça que a lotação das hospedagens no município contribui diretamente para o aquecimento da economia. “A maioria dos hotéis e pousadas estão com a taxa de 100% de ocupação e os demais estabilizaram em 98%. Este resultado positivo favorece nosso mercado, porque o turista que se hospeda na cidade acaba consumindo nossos serviços”, completou. A rede hoteleira do município é composta por mais de 20 empreendimentos.

Cidade turística

Lauro de Freitas é o portal de entrada da Zona Turística da Costa dos Coqueiros. No município começa o Litoral Norte da Bahia, com suas três praias que atraem visitantes todos os dias. A praia de Ipitanga é um verdadeiro point privilegiado pelos surfistas, já a praia de Vilas do Atlântico chama atenção por suas piscinas naturais na maré baixa e a Praia de Buraquinho onde o encontro do rio com o mar oferece um espetáculo de rara beleza, atrai adeptos do esporte náutico.

Outros destinos procurados são as inúmeras casas de shows, como o exemplo do Armazém Convention, que movimentam a cena do entretenimento na cidade, além dos bares e restaurantes, que oferecem à mesa uma gastronomia variada, desde a comida baiana, tão aclamada por todo o mundo, a iguarias de diversos países, são pratos japoneses, mediterrâneos, árabes, italianos entre outros.

Lauro de Freitas também tem chamado atenção por estar se tornando o maior polo cervejeiro do Estado. Estima-se que na Bahia existam 45 micro indústrias voltadas à produção de cerveja artesanal, 16 delas no município. Com a parceria de produtores com a gestão municipal, será um polo de fabricação destas cervejas, abrindo desta forma boas oportunidades de negócios e de rota turística no verão.