Lauro de Freitas amplia público da vacina bivalente nesta segunda (3)

Por: Iana Silva
Domingo, 02 de Abril de 2023 às 18:06

Lauro de Freitas amplia público da vacina bivalente nesta segunda (3)

Foto: Maína Diniz


A imunização contra a COVID-19 segue em Lauro de Freitas. Ainda na 1ª etapa, a partir desta segunda (03) serão convocados os idosos ( 60 anos ou mais),  imunossuprimidos ( 12 anos ou mais), gestantes, puérperas e profissionais de saúde. O atendimento será realizado até quinta-feira (06), no Ginásio de Esportes do Aracuí (das 08h às 12h) e nas Unidades de Saúde da Família (das 08h às 15h).

A 1ª etapa das vacinas bivalentes foi iniciada em fevereiro deste ano. Até o momento, o município já aplicou 8.198 doses nos públicos convocados. O secretário de saúde, Augusto César Pereira, explica que a estratégia de vacinação prioriza os grupos mais vulneráveis à doença, mas o objetivo é levar a imunização a todos para que a doença seja, de fato, combatida. "Seguimos um cronograma nacional. Por isso, estamos atendendo por etapas e priorizando grupos específicos.  Mas nosso intuito é levar essa proteção para toda a população de Lauro de Freitas. Não podemos deixar essa doença contaminar mais pessoas. Os transtornos da pandemia foram muitos. Só a vacina pode nos proteger", comentou.

Requisitos

Para receber a vacina bivalente, o convocado precisa ter, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes (Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen). É necessário também respeitar o intervalo mínimo de 4 meses da última dose contra COVID-19 recebida. Para garantir o atendimento, é preciso apresentar documento com foto, comprovante de residência, cartão SUS e cartão de vacina. As pessoas imunocomprometidas também devem apresentar laudo médico (original e cópia).