Lauro de Freitas inicia aplicação da vacina bivalente em grupos especiais; confira os locais desta terça-feira (28)

Por: Giovanna Reyner
Segunda, 27 de Fevereiro de 2023 às 20:08

Lauro de Freitas inicia aplicação da vacina bivalente em grupos especiais; confira os locais desta terça-feira (28)

Foto: Lucas Lins


A Prefeitura de Lauro de Freitas iniciou, nesta segunda-feira (27), a imunização contra a Covid-19 com a vacina bivalente, seguindo o calendário determinado pelo Ministério da Saúde. De acordo com o cronograma nacional, nesta primeira fase devem ser imunizadas pessoas com 70 anos ou mais de idade, idosos residentes em Instituições de Longa Permanência (ILPI), pessoas imunocomprometidas acima de 12 anos e povos quilombolas. 

O secretário Municipal de Saúde (Sesa), Augusto Cesar Pereira, destaca a logística de imunização dos grupos prioritários. “Hoje começamos a vacinação bivalente cumprindo o direcionamento para os idosos que vivem nas ILPIs. A partir desta terça-feira (28) iniciaremos a vacinação para os idosos acima de 70 anos, quilombolas e imunocomprometidas acima de 12 anos, nos pontos estratégicos, definidos para que as pessoas tenham mais comodidade, sem aglomerações”, disse. 

 

Pontos de vacinação 

A vacinação acontece no drive do Ginásio de Esportes do Aracuí, das 8h às 12h e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Vida Nova/ Caji, Irmã Dulce em Portão, Jardim Independência, São Judas Tadeu, Tarumã e Espaço Cidadão na Itinga, Manoel José Pereira no Capelão, Pe. João Abel (Jambeiro), Antônio Carlos Rodrigues em Areia Branca e Parque São Paulo das 8h às 15h. 

Vacina bivalente 

O imunizante bivalente aumenta a proteção contra as cepas já identificadas do coronavírus, incluindo a variante Ômicron. Para receber essa dose da vacina bivalente é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de 4 meses da última dose de vacina contra covid-19 (monovalente) recebida.

Requisitos

Para todos os grupos é necessário apresentar documento de identificação oficial com foto, CPF, cartão SUS e apresentar o cartão de vacinação com a descrição das doses anteriores. Pessoas imunocomprometidas devem apresentar também o laudo médico em versão original e cópia.