LDO 2025: Prefeitura apresenta projeto durante audiência nesta terça-feira (30); confira as prioridades

Por: Yandra Barros
Terça, 30 de Abril de 2024 às 14:02

Foto: Andressa Oliveira

A Prefeitura de Lauro de Freitas realizou na manhã desta terça-feira (30), uma audiência pública online para apresentação e discussão do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025. Organizada pela Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), a audiência foi transmitida ao vivo pelo canal oficial da Prefeitura no Youtube.

A LDO é uma peça legal que estabelece as diretrizes orçamentárias e as metas da administração pública, planejada anualmente para fundamentar a composição da Lei Orçamentária Anual (LOA), e para sua construção está sendo realizada uma consulta pública online no site da Prefeitura até o dia 03 de maio.

No início da apresentação, o secretário da SEFAZ, Luiz Cláudio, destacou a importância da audiência. “Estamos aqui hoje, nesse compromisso com a cidade, trazendo a LDO para 2025. Isso traduz mais uma vez nossa visão do planejamento do orçamento público que é executado perante as ações previstas para o município”. Na audiência, a população pôde acompanhar a apresentação das prioridades da administração, as metas e os riscos fiscais para o exercício de 2025.

Para o próximo ano, a Prefeitura apresentou os seguintes programas como prioridade: Lauro de Freitas em Defesa do SUS Participativo e de Qualidade, que realizará melhoria e expansão de unidade de atenção especializada; implantação do ambulatório de atenção à saúde especializada; ampliação do serviço de ortopedia de urgência e emergência e qualificação das instalações, equipamentos, mobiliário e tecnologia da informação; Lauro estruturada, eficiente, desenvolvida, saneada e sustentável. O programa conta ainda com requalificação da orla marítima, melhoria e expansão de praças, parques e jardins, além da pavimentação de ruas.

Entre as prioridades constam também os programas: Qualificação do sistema de videomonitoramento e qualificação dos serviços de segurança pública; Lauro de Freitas Cidade que Educa; Cidade do esporte; Meio ambiente coletivo e cidade sustentável; Cidade acessível, moderna integrada e ordenada; Políticas culturais para todos; garantir a execução da política de assistência social, promovendo a inclusão e a proteção social especial através da oferta de serviços de qualidade para desenvolvimento humano autonomia e o exercício pleno da cidadania; cidade da igualdade e do respeito à diversidade; Lauro, cidade das oportunidades; oportunidades à juventude Laurofreitense; Lauro de Freitas! Mulher mais segura e empoderada; Lauro inovadora com desenvolvimento econômico, inclusivo e sustentável; Lauro limpa e iluminada.

“Nós temos um crescimento econômico x uma redução de custos inflacionários e custos financeiros. É tudo que qualquer economia que tenha dimensão crescente quer estabelecer como uma fotografia para termos mais investimentos”, ressaltou Luiz Cláudio. Ainda, segundo o titular da pasta, em 2026 há um cenário estável em relação a 2025, assim como em 2027, o que permite estabelecer linhas de planejamento efetivas.