Mulheres participam de aulão para o Encceja 2022 promovido pela SPM de Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Quinta, 25 de Agosto de 2022 às 15:03

Foto: Maína Diniz

A Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou, nesta quinta-feira (25), um aulão de revisão para o Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022. A atividade foi realizada na Escola 2 de Julho, localizada no bairro de Itinga, contando com a participação de 200 mulheres que não concluíram o ensino fundamental ou o ensino médio. A prova será aplicada neste domingo (28), avaliando competências e conteúdos adquiridos no processo escolar, para emissão do certificado.

A diretora do Departamento de Promoção de Igualdade de Gênero, Autonomia Econômica e Financeira da SPM, Eliene Azevedo, explica que essa iniciativa busca incentivar a qualificação das mulheres e ajudar na conquista de uma autonomia. “A nossa preocupação é sempre dar suporte, acolhimento e autonomia à mulher do município.  Sabemos que o estudo é fundamental para um futuro melhor. A mulher enfrenta muitos desafios na sociedade, então, atenta a esse cenário, a SPM organizou a atividade, enviando materiais e dando todo o suporte para que possam obter sucesso na prova”, disse.

Durante a manhã, a aula foi direcionada para as mulheres que buscam certificação no ensino fundamental, e no período da tarde, a revisão foi dada para a certificação do ensino médio. Edilene Santos, 33 anos, moradora do bairro de Vida Nova, estava muito feliz com a oportunidade. Ela parou de estudar há 17 anos e tem o sonho de retornar para alcançar os seus objetivos. “O Encceja nos dá esperança de seguir em frente. Quero muito continuar os meus estudos para abrir a minha mente e ter mais chances de emprego. No futuro, quero fazer minha faculdade de enfermagem. Então o primeiro passo já foi dado. Estou muito grata e feliz”, comentou.