No dia da Saúde Bucal, Prefeitura entrega próteses dentárias e realiza procedimentos no CEO de Itinga

Por: Neison Cerqueira
Quarta, 20 de Março de 2024 às 13:01

Foto: Wandaick Costa

No Dia Mundial da Saúde Bucal celebrado nesta terça-feira (20), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Saúde (SESA), realizou a entrega de próteses dentárias e ofertou serviços de reconstrução oral à população. A ação aconteceu no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), em Itinga. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários.

A iniciativa ganhou elogios de quem esperava o procedimento ser liberado, como foi o caso de Zeniria Silva, de 51 anos. Ela precisou passar pelo processo de reabilitação de pino de fibra de vidro, que consiste na recuperação do dente perdido. "É um momento muito importante. Eu não tenho condição de bancar o tratamento desse e ainda bem que aqui está fornecendo. Aproveitei. Inclusive, fui pega de surpresa, porque eu não esperava. Graças a Deus que chegou o meu dia!", disse a moradora de Itinga.

A coordenadora geral de Saúde Bucal da SESA, Gabriela Borges, comemorou a realização dos procedimentos e atendimentos realizados em uma data importante. "Hoje celebramos o Dia Mundial da Saúde Bucal da melhor forma possível, realizando a entrega de próteses, devolvendo a função, forma e estética aos pacientes que, por algum motivo ao longo da vida, perderam seus dentes. Esse 'Dia D' é muito importante para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a higiene oral e a prevenção de problemas dentários. Sabemos que a falta de um único dente, pode interferir no convívio social, a inserção no mercado de trabalho, além de impactar negativamente na autoestima", declarou a coordenadora.

Segundo Gabriela, desde que o Laboratório de Prótese Dentária foi reativado os serviços estão sendo ofertados diariamente aos moradores. "A equipe vem realizando a confecção de próteses removíveis, assim como as placas miorrelaxantes para tratamento do bruxismo, além das reabilitações imediatas, pós-tratamento de canal, com a instalação de pino e reconstrução com resina total da unidade dentária perdida", contou.

O momento único e também especial é motivo de muita felicidade para o paciente que busca o atendimento. Aos 61 anos, Aloísio Freire, beneficiado com a prótese dentária, avaliou a iniciativa e agradeceu. "Essa oportunidade que a Prefeitura está dando é perfeita, muito maravilhosa. É importante que outras pessoas saibam e também sejam beneficiadas. Essa é a segunda vez que tento colocar a prótese, porque da primeira vez acabou não dando certo, mas agora é diferente. Minha nota para o atendimento que venho tendo aqui é 10!", elogiou o paciente.

Os serviços odontológicos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Para ter acesso, o paciente precisa ir ao posto de saúde mais próximo da sua casa e receber o primeiro atendimento pela equipe de saúde bucal da Atenção Básica, onde serão feitos os procedimentos básicos e caso tenha necessidade, será encaminhado para o CEO, para a continuidade do cuidado, recebendo um tratamento odontológico especializado. Além disso, os munícipes também são orientados e instruídos por meio de palestras sobre escovação, aplicação de flúor, fornecimento de escovas dentais, além dos procedimentos básicos. Os serviços estão disponíveis durante todo o ano letivo.