Nota - Nova Orla de Ipitanga

Por: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas
Sábado, 16 de Dezembro de 2023 às 18:06

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


A Prefeitira Municipal de Lauro de Freitas já solicitou audiência com o Juíz Carlos D’Ávila pra que ele dê autorização pra construção da nova Orla de Ipitanga conforme ele se comprometeu, desde que o Projeto feito pela Prefeitura com a aprovação dos interessados foi entregue à Comissão de Análise, composta por técnicos indicados pelo Juiz. 

Pra adiantar, a Prefeitura já está com a Licitação pronta pra soltar, aguardando apenas a resposta dele. 

Após autorização do Juiz para a construção da Nova Orla de Ipitanga, a Prefeitura apresentará os Projetos de Vilas do Atlântico e de Buraquinho, conforme combinado com ele. 

A Prefeitura vai dialogar com os barraqueiros quais as alternativas pra eles, enquanto as obras estiverem em curso, pois a Gestão sabe do que eles passaram, sob gás de pimenta, resistindo a ação da derrubada das barracas, o que só não aconteceu com todas, por conta da Prefeitura ter ficado junto com os barraqueiros embaixo da barraca que era o limite do início do município de Lauro de Freitas. Eles só conseguiram derrubar as barracas que estavam dentro da área pertencente ao município de Salvador, pela Lei de 1962. 

O novo Projeto contempla a retirada das barracas da areia e a área comercial ficará toda na parte de cima, juntamente com a área de esporte e lazer, área de convivência, Mirantes e Projeto TAMAR- defesa das Tartarugas. 

Dentre outras ações a Prefeitura, através da Defesa Civil, está preparando a construção dos Postos Salva-Vidas e recuperação daqueles que possam ser recuperados. E já está adquirindo os  equipamentos necessários ao bom desempenho e segurança dos nossos Salva-Vidas, já pra virada do ano e pro verão, além da inauguração da nova sede. 

A COELBA está fazendo uma campanha de prevenção à incêndios e propôs à Prefeitura uma parceria pra podas de árvores em locais públicos e privados pra evitar problemas com as fiações de suas linhas. A COELBA também está iniciando as podas pela Orla e a Prefeitura recolhendo e dando a destinação final dos resíduos.
 

Dentro da proposta da Prefeitura de continuar firmando parcerias, já foi iniciado um processo de discussão com a AMI- Associação de Ipitanga, pra construção do Parque Ecológico de Ipitanga cujo projeto já foi pra Câmara Municipal.