Novenário de Santo Amaro de Ipitanga em Lauro de Freitas é encerrado com shows religiosos

Por: Laerte Santana
Segunda, 15 de Janeiro de 2024 às 08:08

Foto: Lucas Lins

Uma noite de encanto e espiritualidade marcou o encerramento do Novenário de Santo Amaro de Ipitanga, em Lauro de Freitas, neste domingo (14), na Praça da Matriz. Ao som da voz cativante de Aline Brasil e da harmonia da banda Anjos de um Resgate, a celebração uniu fé e música, além de proporcionar ao público uma experiência única em homenagem ao padroeiro da cidade.

Ao abrir os shows religiosos, Aline encantou os presentes com músicas que proferiram bênçãos. Sua apresentação foi encerrada com uma consagração à Nossa Senhora, na presença do pároco Anastácio Gilberto, que conduziu o momento de oração, se unindo à cantora, à prefeita Moema Gramacho e outras autoridades locais.

“Nosso padroeiro não é só da Paróquia, é de toda Lauro de Freitas. Essa cidade nasceu em torno dessa freguesia Santo Amaro de Ipitanga. Por isso, nós queremos agradecer muito por uma festa desse tipo, uma festa desse padrão. Contamos com a participação e o apoio de tantos e muitos”, proclamou o padre Anastácio após sua breve homilia.

No palco, a prefeita de Lauro de Freitas recordou a história da cidade ao mencionar a celebração do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga, que emprestou seu nome à Igreja Matriz, uma construção que completa 416 anos.

"São quatro séculos de história. Agradeço a essa população que, de geração em geração, tem mantido viva essa história e contribuído para a construção de nossa cidade, buscando sempre um lugar cada vez melhor para se viver. Muito obrigada a cada um de vocês, às suas famílias e a todos que residem ou transitam por nossa cidade. Viva Santo Amaro de Ipitanga”, destacou Moema.

Para encerrar a noite, a banda de música católica contemporânea, Anjos de Resgate, transmitiu uma poderosa mensagem, além de envolver o público em um coral. Eles pediram a união de todos os santos em favor da cidade, ao desejar que os presentes pudessem experimentar a presença, a glória e a graça divina do Senhor Jesus.

Em meio ao encerramento do novenário, Giselia Bispo, residente de Portão, compartilhou sua apreciação pelos shows religiosos. "Os shows foram uma experiência única e tocaram meu coração de maneira especial. Fiquei feliz por participar dessa celebração e amanhã estarei aqui na missa do padroeiro”, ressaltou a mulher de 57 anos.

Dia do padroeiro

Nesta segunda-feira (15), será celebrado o dia do padroeiro de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, com missas que começam às 7h, iniciando com a dos devotos, presidida por Dom Antônio Ederaldo. Às 9h30, Dom Sérgio da Rocha conduzirá a missa solene.

A programação do dia festivo ainda inclui uma procissão às 15h, partindo da Comunidade São Pedro em direção à Igreja Matriz. A missa de encerramento, às 17h, será presidida por Dom Dorival Barreto. Após a celebração, haverá uma quermesse com alimentos e artigos religiosos.