Operação Chuva 2023: reunião alinha ações emergenciais em Lauro de Freitas

Quarta, 03 de Maio de 2023 às 13:01

Operação Chuva 2023: reunião alinha ações emergenciais em Lauro de Freitas

Foto: Raphael Muller

Os últimos detalhes da Operação Chuva 2023 em Lauro de Freitas foram alinhados na manhã desta quarta-feira (03), durante reunião entre as secretarias de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP); Serviços Públicos (SESP); Infraestrutura (SEINFRA); Gabinete da Prefeita; e Defesa Civil. A reunião ocorreu na sede do Centro Integrado de Mobilidade Urbana.

Liderados pelas orientações do vice-prefeito, Vidigal Cafezeiro, os gestores das pastas fizeram um levantamento dos pontos críticos e em seguida percorreram as localidades para averiguar se houve estragos causados pela chuva. “Recebemos três chamadas referentes a risco ou colapso de estruturas. Equipes da Defesa Civil estiveram nos locais para verificar e orientar os moradores próximos”, informou Vidigal.
De acordo com o vice-prefeito, as ações preventivas são realizadas durante todo o ano e intensificadas nos meses de maior intensidade de chuva. “Desde o início do outono até agora já dispensamos 1.257m2 de lona plástica em encostas e taludes de corte desprotegidos. Além disso, após registro, esses locais são monitorados com visita de técnicos da Defesa Civil para avaliação”, conta.

A SESP intensificou a limpeza de rios, córregos e bueiros. O coordenador executivo da pasta, Antônio Abreu, alerta para os cuidados que a população deve ter no descarte do lixo doméstico. “É importante que o lixo seja colocado para coleta pelo menos com uma hora de antecedência, antes disso pode acontecer a ruptura das sacolas plásticas que com as chuvas acabam escoando e entupindo os bueiros, o que acarreta muitos transtornos”, frisou.

Pontos críticos

Entre os principais pontos críticos elencados estão a região de Boca da Mata em Portão, Luiz Tarquínio na altura da loja Belo Ferragens, Doutor Gerino de Souza Filho e Amarílio Thiago. A Rua Doutor Gerino de Souza Filho, foi sinalizada e prontamente equipes da SETTOP estiveram no local para auxiliar na sinalização e no fluxo dos veículos.

“Temos realizado a desobstrução da rede de drenagem e esgoto do município com estratégias diárias. E o rápido escoamento das águas é fruto desse trabalho realizado constantemente, além disso colhemos os frutos da obra de macrodrenagem dos rios Joanes e Ipitanga, onde não temos os transtornos nas regiões da Avenida Beira Rio ou Mário Epinghaus por exemplo”, cita Roque Fagundes, secretário da SEINFRA.