Operação Páscoa: Procon Municipal fiscaliza estabelecimentos comerciais em Lauro de Freitas

Por: Neison Cerqueira
Terça, 19 de Março de 2024 às 13:01

Operação Páscoa: Procon Municipal fiscaliza estabelecimentos comerciais em Lauro de Freitas

Foto: Andressa Oliveira


Com a proximidade da Sexta-feira Santa e da Páscoa, o Procon Municipal Lauro de Freitas realizou nesta terça-feira (19) mais uma fiscalização nos estabelecimentos que oferecem produtos procurados pelos consumidores neste período. Desde o início do mês de março, as equipes têm realizado diversos levantamentos de preços. A 'Operação Páscoa' segue até o dia 29 de março. No total, já foram realizadas visitas em 19 estabelecimentos comerciais em todo município.

O objetivo da operação é garantir segurança aos consumidores nas compras para o momento festivo. Durante as pesquisas de preços, dois estabelecimentos foram autuados com o termo de constatação por conta do valor excessivo, que é comparado após pesquisas no período inicial da operação. De acordo com a equipe de fiscalização do Procon, até o momento, produtos como alho, azeite de oliva e ovos de páscoa foram os que mais sofreram aumento.



A diretora de Fiscalização do Procon, Natali Santos, explicou como são realizadas as inspeções. “Sabemos que nestas datas comemorativas os produtos mais consumidos, como por exemplo, os pescados, quiabo, azeite de dendê, azeite de oliva, bacalhau e outros ingredientes usados na Semana Santa, bem como a procura por ovos de Páscoa e outros tipos de chocolates, tendem a aumentar a procura e consequentemente os preços destes acabam aumentando”, disse. 

Segundo ela, esse aumento deve ser observado pelo consumidor. “O aumento de preço não deve extrapolar o contexto e os efeitos do choque entre ofertas e de demandas, ou seja, o comércio não pode se aproveitar destas datas para praticar abusividades nos preços. O aumento é comum em determinados produtos, e estes podem ser justificados pela escassez do produto, pela inflação, e dentre outros motivos”, continuou a diretora. 

Natali também orienta os consumidores sobre produtos em exposição. “Outras dicas importantes são evitar embalagens amassadas ou rasgadas e observar se os produtos apresentam avarias. É comum que alguns ovos de páscoa venham com brinquedos no seu interior ou fora. Diante disso, é recomendado que os pais verifiquem se esses brinquedos possuem selo do INMETRO, a faixa etária, se contém peças desmontáveis, isso para que não haja risco à criança. No mais, embalagens devem trazer informações sobre a presença de glúten ou substâncias alergênicas”, alertou a fiscal. 

Em relação aos alimentos para a ceia, o Procon orienta que os consumidores observem se os pescados estão expostos ou embalados adequadamente, conservados, com boa aparência e a respectiva informação do preço e do prazo de validade. Além disso, o órgão municipal reforça ainda que, caso o consumidor se sinta lesado, ele pode procurar o órgão e fazer sua denúncia através do telefone (71) 3288-8919 e nos seguintes e-mails: atendimentoprocon@laurodefreitas.ba.gov.br e no denunciaprocon@laurodefreitas.ba.gov.br.