Praça 8 de Março, em Lauro de Freitas, é entregue à população no Dia Internacional da Mulher

Por: Giovanna Reyner
Quinta, 09 de Março de 2023 às 11:11

Foto: Lucas Lins

No Dia Internacional da Mulher, os moradores de Vida Nova, em Lauro de Freitas, foram presenteados com mais uma entrega. É que nesta quarta-feira (08), a Prefeitura e a CONDER (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia) entregaram a nova Praça 8 de Março. O espaço foi totalmente transformado, dando lugar a uma área de lazer que beneficiará crianças, jovens, idosos e até os pets.

A nova estrutura da Praça  conta com piso intertravado, calçada com acessibilidade, pergolado de eucalipto coberto, guarda corpo, parque de areia para crianças, equipamentos para atividades físicas, jardins e bancos de madeira. "Esse momento representa a luta de centenas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho. Hoje estamos aqui junto a moradores históricos que ajudaram a construir esse local, para entregar esse espaço que vai proporcionar qualidade de vida a todos", disse a prefeita Moema Gramacho.

O presidente da CONDER, José Trindade, lembrou que em Lauro de Freitas, outras obras estão sendo realizadas em parceria com Prefeitura a exemplo da macrodrenagem dos rios Joanes e Ipitanga, pavimentação asfáltica de mais ruas por toda cidade e a Praça da Lagoa da Base. "Essa praça está de cara nova para ser usufruída pelo povo. Esse é o equipamento para toda família se divertir, com áreas de lazer para adultos e os animais, ou seja trazer qualidade de vida", destacou.

A transformação da Praça 8 de Março foi garantida por recursos oriundos de emendas parlamentares e municipais. "A praça está maravilhosa, agora temos um local para descansar a mente e conversar depois de um dia de trabalho", disse a moradora Janete Santos ao lado de seu companheiro Carlos Santos , que garantiu que agora trará os netos todos os dias para brincar. "Trago com o maior prazer, a praça está linda", elogiou.

Acompanhada de vereadores, secretários municipais e da secretária Estadual de Política para as Mulheres, Elisângela Santos, a prefeita relembrou os marcos importantes das suas gestões relacionados ao empoderamento feminino. "Fomos o primeiro município do país a instituir a Secretaria Municipal de Política para Mulheres e o Centro de Referência Lélia Gonzalez que atende mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2005 implantamos a primeira creche municipal para garantir que as mulheres possam sair para trabalhar e deixar seus filhos em segurança. Lauro de Freitas conta com o apoio da Ronda Maria da Penha, que garante a proteção das mulheres para o agressor saber que elas não estão sozinhas".

Espaço homenageia Glória Maria

Além de um espaço ‘instagramável’ com um arco em formato de coração, o busto da jornalista Glória Maria eterniza, em forma de homenagem, a memória da grande mulher e profissional brasileira. A escultura foi confeccionada pelo artista visual Alexandre Fadini (@fadini_esculturas) e foi instalada na entrada da praça, com uma placa que reverencia a importância da jornalista. “Fazer um busto póstumo de uma mulher gigantesca, uma lenda… não tenho palavras para descrever. Agradeço a Prefeitura essa oportunidade”, disse Fadini.

Glória Maria faleceu no dia 2 de fevereiro, em decorrência de um câncer de pulmão metastático. A jornalista deixou duas filhas: Maria, de 15 anos, e Laura, de 14, adotadas em 2009, na Bahia.

8 de março movimentou Lauro

Logo cedo, a prefeita Moema Gramacho inaugurou duas novas creches municipais na Itinga, a Marisa Letícia e a creche Gal Costa. Além disso, uma feira de saúde da mulher foi realizada no Complexo de Saúde, na Itinga.

No início da tarde, a Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM), promoveu um encontro com palestras voltadas ao empoderamento feminino e educação financeira para as servidoras do SAC Municipal. "Esse é nosso propósito, fazer com que as mulheres tenham autonomia para saírem de ciclos de violência", destacou.

A gestora da SPM, Juçara Neves, explicou que até o final deste mês, outras iniciativas acontecerão no intuito de fortalecer ainda mais os pleitos das mulheres.