Prefeitura de Lauro de Freitas adota SEI e se torna pioneira na modernização de processos administrativos na Bahia

Por: Yandra Barros
Sexta, 22 de Março de 2024 às 10:10

Prefeitura de Lauro de Freitas adota SEI e se torna pioneira na modernização de processos administrativos na Bahia

Foto: Matheus Landim/GOVBA


A Prefeitura de Lauro de Freitas, firmou uma parceria com o Governo, e será a primeira do estado a implantar o software de tramitação eletrônica, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O mecanismo é um sistema de tramitação digital que permite eliminar o uso de papel em processos e documentos administrativos. O uso do SEI pelas prefeituras é uma das ações para municipalização da transformação digital, prevista no plano de ação baiano do Programa Nacional de Gestão e Inovação. 

Nesta quinta-feira (21), o governador Jerônimo Rodrigues e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, assinam acordo de cooperação, durante o 27º Fórum Regional de Fortalecimento da Rede de Parcerias – Etapa Bahia. A prefeita Moema Gramacho esteve presente no evento, e reforçou a importância da parceria. 

Foto: Danilo Magalhães

“Essa iniciativa nos ajuda no processo de construção de uma cidade ainda mais sustentável e vai ao encontro a ações que já realizamos em áreas como energia solar, ônibus elétricos e reciclagem. Com o SEI vamos adotar a política do papel zero, trazendo economia, agilidade e mais eficiência para a gestão, além de contribuir com a natureza, ao diminuirmos a derrubada de árvores”, disse a gestora.

Além da implantação do SEI, Lauro de Freitas também será pioneira na incorporação de serviços públicos oferecidos pelas prefeituras à plataforma ba.gov.br, com a disponibilização do Imposto sobre a Propriedade Predial Urbana (IPTU) do município na plataforma.