Prefeitura decreta a criação do banco solidário e da moeda social de Ipitanga

Por:
Segunda, 18 de Dezembro de 2023 às 15:03

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


Foi publicado no diário oficial da Prefeitura de Lauro Freitas na última sexta-feira (15), o decreto que cria o Banco Solidário Ipitanga e a Moeda Social Ipitanga. A iniciativa, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer (SETREL), faz parte do Programa de Geração de Renda e Inclusão Sócio Produtiva, através do Fundo Municipal de Fomento à Economia Solidária e Geração de Renda – FOMGER. O objetivo da criação do banco e da moeda social é democratizar o acesso aos serviços financeiros, promover a inclusão social e combater a pobreza. 

Lauro de Freitas sai na frente na busca de fomentar a economia local para gerar emprego e garantir renda aos moradores. O secretário Uilson de Souza explicou sobre a moeda, que só é válida nos territórios que a implementam com o objetivo de estimular a produção e o consumo local. "Agora temos a política de finanças solidária, que é uma referência para todo o estado da Bahia. Lauro de Freitas sai na frente. Tenho certeza que vai ajudar muito na produção, mas muito também no consumo do comércio da nossa cidade. Vai ajudar muito a crescer e a desenvolver ainda mais a nossa economia", disse o secretário.  

De acordo com o decreto, as transações realizadas pelo Banco Solidário Ipitanga serão através da Moeda Social Digital Ipitanga e a eventual conversão em Real, em conta digital pré-paga, de circulação restrita ao município, operado em aplicativo no celular ou no cartão, obedecendo a normativa do Banco Central. O programa será implantado em etapas que serão regulamentadas ao longo do tempo, através de decreto próprio. 

Os estabelecimentos privados que aderirem à Política de Finanças Solidária do Município de Lauro de Freitas poderão adotar descontos e/ou benefícios visando estimular o uso da Moeda Social Digital Ipitanga nas operações comerciais. 

O FOMGER será o gestor do Banco Ipitanga, podendo aprovar medidas para estimular o uso da moeda social Digital Ipitanga e estimular o fortalecimento do Banco Solidário Ipitanga.