Prefeitura em Ação: moradores de Itinga lotam espaço da Escola Santa Rita para atendimentos e serviços

Por: Neison Cerqueira
Sábado, 02 de Março de 2024 às 16:04

Foto: Danilo Magalhães

Na manhã deste sábado (02), a população de Itinga e localidades adjacentes lotou o espaço aberto e coberto da Escola Santa Rita em mais uma edição do projeto ‘Prefeitura em Ação'. As secretarias da gestão realizaram um mutirão de atendimento em diversas áreas como saúde, assistencialização, odontologia, acompanhamento social e outros. O evento contou com a presença da prefeita Moema Gramacho, secretários do municípios e representantes do poder legislativo.

A prefeita Moema Gramacho reforçou a importância do projeto, que leva os serviços públicos para a comunidade. "É muito importante o Prefeitura em Ação. Nós aproveitamos o sábado para realizar esse trabalho naquela localidade e perto da casa daquele morador. É preciso ressaltar que de terça à sexta-feira, são realizados serviços de limpeza e infraestrutura. É preciso afirmar também que esses serviços são solicitados pelo povo. Nós ouvimos a população e é assim que eu quero que Lauro de Freitas continue, ouvindo a população, que tenhamos uma gestão com participação popular", declarou a gestora.

Iranildes Silva, de 54 anos, ficou sabendo da ação pelo WhatsApp e levou os netos para se vacinar contra a Covid-19. "Assim que fiquei sabendo que ia ter o Prefeitura em Ação vim conferir de perto. Aproveitei para trazer meus netos para vacinar. As vacinas estão aí para prevenir as doenças. A ação é muito boa, para mim foi maravilhosa, porque fui muito bem atendida desde o início", pontuou a moradora do Parque São Paulo.

Residente da localidade, Maria da Glória, 50 anos, disse o que achou do projeto. "Eu achei ótima essa ação, porque é o tempo que a gente tem para resolver as coisas. Aproveitei para fazer uma consulta com a odontóloga, trouxe meu neto também, o Levi. Fomos muito bem atendidos. Gostei muito!", contou Maria.

Dengue

A prefeita Moema também alertou sobre a dengue, que tem assolado e acometido várias pessoas no estado e também em Lauro de Freitas. A preocupação, claro, é com a prevenção e cuidado para evitar contrair a doença. "Não podemos deixar o mosquito adoecer as pessoas. É uma doença perigosa, a dengue é perigosa. Precisamos contar com o apoio das famílias. Dos governos, dos servidores públicos, contar com os agentes de endemias que estão fiscalizando e auxiliando nessa ação  preventiva. Estamos com um trabalho de limpeza em todo o município justamente para evitar criadouro do mosquito.

A Superintendente de Vigilância à Saúde, Rita Menezes, endossou a declaração da prefeita. "Hoje é o 'Dia D' da vacinação promovido pelo Ministério da Saúde e nós aproveitamos o Prefeitura em Ação, já que reúne vários munícipes, e juntamos as duas coisas: trouxemos os agentes de endemias, que trabalham na prevenção e no controle à arbovirose, e temos um trabalho educativo sobre o mosquito. Precisamos ter mãos e braços dados, população e poder público. É um trabalho de ação e controle", disse Rita.

No local do evento também foi possível vacinar o público alvo contra a dengue. É o que explica Menezes. "A vacinação contra a dengue é para a faixa etária de 10 a 11 anos, que os estudos comprovam que é a que está mais permissível a contrair a doença. Essa é a primeira dose e depois de 90 dias daremos a segunda. Nosso objetivo é evitar óbito. É uma ação de saúde, limpeza, infraestrutura e sobretudo é uma ação de cidadania e conscientização. Estamos juntos de mãos dadas no combate à dengue", concluiu a superintendente.