Prefeitura entrega novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; equipamento vai atender 250 pessoas em Portão

Por: Giovanna Reyner
Segunda, 29 de Maio de 2023 às 15:03

Prefeitura entrega novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos; equipamento vai atender 250 pessoas em Portão

Foto: Raphael Muller


A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), entregou à população o oitavo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do município, na manhã desta segunda-feira (29). O novo equipamento vai atender cerca de 250 crianças, adolescentes e idosos em situação de vulnerabilidade social, moradores da região de Vila Nova, em Portão. 



A estrutura do SCFV conta com três salas, brinquedotecas, parquinho infantil e área de convivência. A prefeita Moema Gramacho se emocionou ao falar da importância do núcleo. A gestora explicou que o equipamento tem a finalidade de complementar o trabalho social com famílias e prevenir a ocorrência de situações de risco social. “O SCFV é um dos pilares do conjunto de políticas públicas criado para atender principalmente crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Neste local, se trabalha o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários com o intuito de prevenir situações de risco social e promover acessos a benefícios e serviços essenciais”, destacou.

De acordo com o gestor da SEMDESC, Tito Coelho, um estudo prévio foi realizado e constatou a necessidade da implantação do equipamento na localidade. “Portão conta com um núcleo do SCFV que funciona no CRAS, a implantação dessa nova estrutura garantirá aos moradores de Vila Nova a facilidade de acesso aos serviços, haja vista, que o SCFV está implantado dentro da localidade”, disse. 

As idosas Maria de Lourdes Santos e Lúcia de Jesus, ambas com 75 anos, são assistidas pelo CRAS Itinga II e participam do SCFV do equipamento que funciona na Estação Cidadania (PEC 3000). As aposentadas foram convidadas a frente para descrever suas vivências dentro do equipamento. “Eu achei que minha terceira idade fosse ser triste e sem motivações, mas eu estava errada. O SCFV me levantou, me disse que sou capaz de contribuir ainda nesta idade”, disse Maria de Lourdes. 



O SCFV de Vila Nova está vinculado ao CRAS de Portão, oferecendo oficinas com a participação de orientadores sociais, assistentes sociais, pedagogos e psicólogos e facilitadores. Todos os assistidos recebem material para a participação nas atividades, fardamento e lanche. O novo equipamento está localizado na Rua Cristóvão B. Pires, nº 21, lote 25, no Loteamento Pomar do Rio II, próximo a loja Dandara Baby.