Prefeitura recebe moradores de Quingoma para tratar da ação movida pela Conder

Por: Laerte Santana
Terça, 27 de Fevereiro de 2024 às 12:12

A Prefeitura de Lauro de Freitas recebeu moradores do bairro de Quingoma, nesta segunda-feira (26), para discutir questões relacionadas à ação de reintegração de posse na Gleba 06. A reunião teve como propósito ouvir os residentes afetados e buscar formas de apoio diante da medida movida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) na região.

Neste último domingo (25), o chefe de gabinete da Prefeitura, Lula Maciel, visitou a comunidade do Quingoma para dialogar diretamente com os moradores. Ele reforçou que, desde o momento em que tomaram conhecimento da notificação de intimação judicial recebida pelos residentes para a desapropriação, a gestão municipal se colocou à disposição da comunidade para oferecer suporte e encontrar soluções.

"Após a visita realizada ontem, organizamos esta reunião de hoje com a comissão de representantes da comunidade que foi formada. Em colaboração com a Cáritas de Portão, estamos monitorando de perto o andamento da ação, na qual os moradores foram notificados pelo tribunal de justiça e solicitados a fornecer informações sobre a localidade. A gestão está comprometida em contribuir com tudo o que for necessário para atender às demandas da comunidade", explicou Lula.

Representante da Cáritas Santo Antônio de Portão, Fábio Vicente ressaltou que a organização está oferecendo apoio aos moradores da comunidade de Quingoma. "Além das atividades sociais que desenvolvemos na região, estamos fornecendo suporte à comunidade, seja auxiliando na criação da associação, no levantamento de dados sobre o número de moradores e outras informações relevantes", disse.

Na reunião realizada no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (Calf), Hozana Carvalho, uma das representantes da comunidade, considerou o encontro positivo. "Viemos discutir a questão da desapropriação no Quilombo do Quingoma, especialmente na área em frente à central de podas. Estamos buscando o apoio jurídico da Prefeitura e a reunião foi extremamente produtiva, pois recebemos orientações sobre como devemos proceder diante dessa situação", contou a moradora.