Primeira edição de 2024 do 'Prefeitura em Ação' leva atendimento médico e social para o bairro de Itinga

Por: Yandra Barros
Sábado, 06 de Janeiro de 2024 às 15:03

Foto: Lucas Lins

O Jardim Jaraguá, em Itinga, recebeu neste sábado (6), a primeira edição de 2024 do projeto Prefeitura em Ação, da administração municipal de Lauro de Freitas. O evento, que contou com a participação em massa da população local, ofereceu uma ampla gama de serviços, contabilizando mais de 300 atendimentos.

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), os moradores tiveram acesso a atendimentos médicos, incluindo clínico geral, odontologia, preventivo e mamografia, além de vacinação e testagem para IST (HIV, sífilis, hepatite B e C) e Covid-19. Claudinete Santos, de 39 anos, foi uma das mais de 100 pessoas que passaram pelos atendimentos médicos: “Vim fazer mamografia e atendimento odontológico para mim e meu filho”, comentou.

A ação também contemplou a vacinação de animais, atendendo cerca de 70 pets. Seu Edmundo Silva, de 70 anos, levou suas gatas para serem vacinadas: “Hoje eu trouxe a Minnie, de 8 anos, e a Safira, que tem 4 meses, para tomar sua primeira vacina e ficarem protegidas”, contou.

Inglid Leila, coordenadora do projeto, enfatizou a relevância dos atendimentos e das ações de prevenção realizadas durante o evento, ressaltando o compromisso com a comunidade local. “Aqui no Jardim Jaraguá, no primeiro 'Prefeitura em Ação' do ano, conseguimos reunir diversos serviços para a população. Desde as 6h50 da manhã, nossa equipe já estava recebendo o público”. Leila ainda anunciou que nas próximas edições haverá uma ação voltada especificamente para o atendimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Será feito um levantamento das necessidades e, a partir disso, poderemos criar mais políticas públicas para esse público”, destacou.

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) realizou um trabalho de busca ativa, com a entrega de material informativo e orientações em caso de violência doméstica. A abordagem social também esteve presente através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), oferecendo um atendimento especializado para a população. Já a Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR) realizou o cadastro para emissão de passe livre e atendimento da ouvidoria, além da emissão da ID Jovem pela Secretaria de Juventude (SEJU).

A prefeita Moema esteve presente no Dia D do projeto e expressou sua satisfação com a participação ativa da comunidade, destacando o compromisso da administração em levar os serviços essenciais para a população. “Estamos aqui trazendo todos os serviços da prefeitura para perto da comunidade, para quem não pode ir até as secretarias e órgãos durante a semana”, pontuou. A gestora ainda lembrou que além dos serviços ofertados pela gestão municipal, a população pode ser atendida na Policlínica Regional. “A Policlínica se encontra em Simões Filho, porém ela também é nossa e deve ser utilizada pelo povo de Lauro de Freitas”, destacou.

As ações no Jardim Jaraguá começaram no dia 2 de janeiro com o recapeamento asfáltico, mutirões de limpeza e iluminação, por meio das Secretarias de Infraestrutura (SEINFRA) e de Serviços Públicos (SESP).