Representantes da Prefeitura de Lauro de Freitas participam de evento da Semana do Serviço Social

Por: Laerte Santana
Terça, 16 de Maio de 2023 às 13:01

Representantes da Prefeitura de Lauro de Freitas participam de evento da Semana do Serviço Social

Foto: Vitor Amazonas


Representantes da Prefeitura de Lauro de Freitas participaram, nesta terça-feira (16), de um evento da Semana do Serviço Social, promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas de Serviço Social (GESS) do município. No encontro, realizado no Cine Teatro de Lauro de Freitas, foi discutido o painel temático “As Políticas Públicas versus as Multifacetas da Violência e seus Rebatimentos nas Escolas”.  

Dentro do painel temático, o debate foi norteado pelo tema:  a violência urbana, um dos maiores desafios para os profissionais da saúde, da assistência social e da polícia brasileira, ganha ecos no chão das escolas. Como destaca Meiriceia Rocha, da Comissão de Comunicação do GESS, o evento da Semana do Serviço Social é realizado todos os anos. 

“O evento também é uma homenagem ao Dia do Assistente Social, mas que, principalmente, traz as demandas dos profissionais. Este ano já fizemos uma sessão na Câmara de Vereadores e hoje trouxemos para a discussão a questão da lei que fala da inclusão dos assistentes sociais e psicólogos nas escolas públicas e privadas, muito em função da conjuntura atual de violências nas escolas”, explicou Meiriceia.

Para Tito Coelho, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc) que participou da mesa temática do evento, a categoria é importante para a garantia de direitos e proteção social. “Vemos esses profissionais em diversos espaços essenciais e nesse contexto das escolas a atuação da categoria vai além da proteção social, porque não dá para falar de violência sem pensar no desenvolvimento da família, das fragilidades da sociedade, e são esses profissionais que vivem a realidade nas comunidades”, disse. 

Além do secretário da Semdesc, participaram do evento representantes da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Conselho Tutelar, da Defensoria Pública, do Sindicato dos Psicólogos da Bahia (Sinpsibahia) e a plateia formada por assistentes sociais e psicólogos do município.