Santo Amaro de Ipitanga: festa do padroeiro de Lauro de Freitas terá missa solene, procissão, quermesse e show religioso

Por: Yandra Barros
Quinta, 11 de Janeiro de 2024 às 15:03

Santo Amaro de Ipitanga: festa do padroeiro de Lauro de Freitas terá missa solene, procissão, quermesse e show religioso

Foto: Lucas Lins


A Paróquia de Santo Amaro de Ipitanga, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, preparou uma programação diversificada, em homenagem ao santo padroeiro da cidade, cujo dia é comemorado na segunda-feira, 15 de janeiro . As celebrações, já iniciadas com o novenário, vão contar ainda contam com missa solene, procissão, quermesse e shows religiosos. 

Neste domingo (14), a programação inicia às 16h, com a oração do terço, seguido pelo Ofício de Santo Amaro, que ocorre às 16h30. Às 17h será realizado o último novenário, com o tema “não cobiçar as coisas alheias”. Para finalizar a programação do domingo, os fiéis poderão aproveitar, a partir das 19h, um show religioso na Praça da Matriz, comandado por Aline Brasil e Anjos de Resgate.

No dia 15, quando é celebrado o dia de Santo Amaro de Ipitanga, as santas missas começam a partir das 7h, com a missa dos devotos, presidida por Dom Antônio Ederaldo, Bispo Eleito da Diocese de Irecê. Às 9h30, acontece a missa solene conduzida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia e Primaz do Brasil. A programação segue com uma procissão, partindo às 15h da Comunidade São Pedro em direção à Igreja Matriz. 

A missa festiva de encerramento, começa às 17h e será celebrada por Dom Dorival Barreto, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Após a missa, os festejos serão encerrados com uma alegre quermesse, onde a comunidade poderá desfrutar de uma variedade de comidas e adquirir artigos religiosos. 

As celebrações, em homenagem ao padroeiro, começaram no dia 6 de janeiro, quando a paróquia deu início ao novenário. Ao todo, são 416 anos de fé e devoção e, em 2024, a festa tem como tema central “Santo Amaro de Ipitanga nos aponta o caminho sinodal de Comunhão, Participação e Missão”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmã”.