Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Itinga tem programação diversa de 23 a 28 de agosto

Por: Laerte Santana
Quinta, 18 de Agosto de 2022 às 15:03

Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Itinga tem programação diversa de 23 a 28 de agosto

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


Com o tema geral “Chegue pra lá com o seu preconceito, porque o meu orgulho quer passar”, o Coletivo de Lésbicas, Bissexuais, Gays, Travestis e Transexuais de Itinga (CLBG), com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, realiza a Semana do Orgulho LGBTQIA+ de Itinga, de 23 a 28 de agosto. Palestras, ações de saúde, recital de poesia e atividade esportiva, além de parada cultural, estão na programação. 

Segundo Joselia dos Santos, presidente do coletivo CLBG, a semana reflete um trabalho de acompanhamento com a comunidade. “Ao longo dos últimos meses verificamos as necessidades da comunidade e a partir disso pensamos em trazer a cada dia um tema específico. Um deles, bem recorrente, é a violência estrutural dentro das escolas. Nisso vamos levar palestras para esses espaços. A semana de atividades finaliza com parada do orgulho, onde teremos shows e performances artísticas”, relatou. 

A programação da semana será aberta com a palestra “Juventude e Violência LGBTQIA+”, marcada para às 18h, na Escola Municipal Eurides Santana, no dia 23/08. Ainda na esfera da educação, o coletivo realiza outra palestra, no dia 24/08, na Escola Municipal Solange Coelho, com o tema “Violências e Suas Consequências com LGBTQIA+”. 

O terceiro dia (25/08) chega com serviços da atividade “LGBTQIA+ em Ação”, na AR de Itinga, onde serão disponibilizados cadastro do CadÚnico, testagem CTA, atendimento RH, consulta com oftalmo, ID Jovem, Cartão SUS e atendimento jurídico, das 8h às 12h. 

Na sequência, no dia 26/08, será realizada a “Noite de Recital e Poesia LGBTQIA+”, além da palestra “Combate às fake news, intolerância religiosa e as violências contra a comunidade LGBTQIA+, na Escola Municipal Dois de Julho, a partir das 18h. No quinto dia (27/08) ocorre o “Mini Torneio em alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica”, na Escola Municipal Dois de Julho, às 7h. 

Para finalizar a semana, o Coletivo promove a “V Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Itinga”, no dia 28/08, com shows das bandas Viola de Doze e João Barreto, além de apresentações de transformistas e de grupos culturais de dança. A concentração será na Praça do Terraplac.