Clima de celebração marca os seis anos da Cozinha Comunitária de Itinga

Quarta, 27 de Março de 2024 às 15:03

Clima de celebração marca os seis anos da Cozinha Comunitária de Itinga

Foto: Wandaick Costa

O clima de celebração tomou conta da cozinha comunitária de Itinga, o equipamento da gestão pública municipal, que integra as estratégias direcionadas à segurança alimentar em Lauro de Freitas, completou nesta quarta-feira (27), seis anos de funcionamento. Para comemorar foi servido um bolo no horário do almoço.

“Almoço aqui desde o dia da inauguração”, contou a merendeira, Vera Barbosa, que expressou seu apreço pela cozinha. “Eu adoro isso aqui, não abro mão do meu almoço aqui na cozinha, eu consigo economizar, e usar esse dinheiro para outras coisas. Meu gás, desde que conheci a cozinha, dura 9 meses”.

Maurício dos Santos, 45 anos, também é um frequentador assíduo. "Após minha cirurgia de hérnia, estava incapaz de fazer qualquer coisa, e me indicaram a cozinha. Agora venho todos os dias para tomar meu café da manhã e almoçar. Além do preço acessível, a comida aqui é muito boa."

Gerida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), a Cozinha Comunitária de Itinga oferece café da manhã por um valor simbólico de R$1 e almoço por R$2, e atende principalmente os moradores da Chácara Taiti e dos complexos habitacionais Brisas, Leila, Dona Lindu e Quinta da Glória.

Desde sua inauguração em 2018, já foram servidas mais de 500 mil refeições, como conta o secretário da SEMDESC, Tito Coelho. “Nós estamos aqui em comemoração ao sexto ano de existência da cozinha comunitária de Itinga. Ela que já ofereceu para a comunidade local aproximadamente 500 mil refeições. Ela está inserida em uma das regiões da cidade que vive o maior índice de vulnerabilidade social e insegurança alimentar”.

O titular da pasta também mencionou a intenção de atender um número ainda maior de pessoas. "A cada momento, estamos aumentando o número de refeições oferecidas aqui. Nossa intenção é expandir para mais 50 refeições, tanto no café da manhã quanto no almoço”. Atualmente, o café da manhã atende até 200 pessoas, enquanto o almoço, até 250. Antes de concluir, Tito informou que ainda este ano, serão abertas mais cinco cozinhas comunitárias temporárias, sendo duas em Portão, uma em Itinga, uma no Centro de Lauro e uma em Areia Branca.