Comunidade da Itinga discute melhorias na assistência social em pré-conferência

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Terça, 29 de Julho de 2025 às 16:04

Comunidade da Itinga discute melhorias na assistência social em pré-conferência

Foto: Jean Victor


Moradores de Itinga participaram da pré-conferência municipal de Assistência Social na manhã desta terça-feira (29/7). O encontro ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do referido bairro, localizado na Rua Dinah Rodrigues. A ação é promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC).

Os encontros têm o objetivo de fomentar o debate acerca dos cinco eixos temáticos que norteiam a 15° Conferência Municipal de Assistência Social, que acontece nos dias 7 e 8 de agosto. Mariza Araújo, diretora da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) da secretaria, destacou a importância da participação ativa da comunidade no processo de construção das propostas. “A realidade dessa comunidade é diferente de outras, por isso é importante chamar a todos para esse debate, para que se tornem agentes multiplicadores. Munidas desse conhecimento, essas pessoas chegarão à Conferência sabendo em qual eixo pretendem se aprofundar e assim poderão contribuir com propostas que estejam alinhadas com a sua realidade”, explicou Mariza. 

Foram discutidos os seguintes eixos: Universalização do SUAS; Aperfeiçoamento contínuo do SUAS; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais; Gestão democrática, informação do SUAS e comunicação transparente; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento.

Marilda Oliveira dos Santos, moradora do Residencial Dona Lindu, definiu o evento como importante e aguardado. “Estávamos em situação de vulnerabilidade feminina, e hoje, ter esse lugar de fala é muito significativo, até para minha vida pessoal. Aqui podemos discutir sobre saúde, educação e tantos outros fatores que envolvem a nossa comunidade. Acredito no diálogo e tenho a expectativa positiva de que as melhorias chegarão por meio do nosso empenho e nossa voz”, disse Marilda. 

Durante a 15ª Conferência, serão realizadas mesas temáticas, grupos de trabalho, uma plenária final para aprovação das deliberações e a eleição de delegadas e delegados que representarão o município nas etapas estadual e nacional do processo conferencial. Além disso, o evento será um momento de celebrar os 20 anos do SUAS, revisitar sua trajetória, reafirmar seus princípios e construir novas diretrizes para o futuro.