Em Lauro de Freitas, seminário sobre modalidades paralímpicas aborda inclusão nas atividades físicas

Por: Yandra Barros
Sexta, 10 de Maio de 2024 às 12:12

Foto: Lucas Lins

Lauro de Freitas sediou, nesta sexta-feira (10), o Seminário Modalidades Paralímpicas, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) por meio da sua área de Educação Paralímpica. A atividade foi realizada no Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação, no Centro.

O evento, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA, Centro de Referência Paralímpico da Bahia (CRPBA) e a Secretaria de Trabalho, Lazer e Esportes (SETREL) de Lauro de Freitas, foi iniciado com a fala de David Farias Costa, coordenador da Educação Paralímpica, que detalhou algumas ações do CPB.

Davi Farias ainda reforçou o objetivo do seminário de formar profissionais. “Estamos aqui em nosso ponto de partida, para a partir de agora a gente dê continuidade a uma sequência de ações visando a formação dos profissionais de educação física e os demais profissionais que atuam na educação, para que a gente consiga disponibilizar efetivamente o acesso a atividade física, o acesso ao esporte para pessoas com deficiência, incluindo jovens, crianças e adultos de Lauro de Freitas”.

O secretário da SETREL, Wilson de Souza, falou sobre a importância do papel social do seminário. “Essa agenda criou uma expectativa para a gente, pelo formato, pelo alcance. Mas, principalmente pelo diálogo social que nós estamos fazendo, compreender o papel do esporte e a visão inclusiva que coloca o esporte nessa luta contra o capacitismo é muito importante. E nós, em uma discussão como essa, ampliando a relação com as mais diversas modalidades, para que a gente possa pensar em alto rendimento no esporte paralímpico”.

O Grão Mestre Márcio Mascarenhas, vice-presidente da associação esportiva baiana de taekwondo, fez questão de participar do seminário. “É muito importante para a gente participar e se atualizar desse tipo de evento, afinal hoje temos uma sociedade cada vez mais inclusiva. No taekwondo, nós temos esse trabalho inclusivo, então tem um significado muito importante, e acredito que todas as modalidades deveriam participar desse tipo de evento”.

Para obter mais informações ou sanar dúvidas sobre novos cursos, os interessados podem enviar um e-mail para educ.paralimpica@cpb.org.br.