Exposição e palestras são destaques no pré-lançamento da II edição do FliLauro
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Quinta, 14 de Agosto de 2025 Ã s 16:04
Com o intuito de promover o acesso à leitura, à cultura e à arte para todos os públicos, com ênfase na inclusão de pessoas com deficiência, população idosa, juventudes, mulheres, povos de terreiro e comunidades tradicionais, foi realizado nesta quinta-feira (14/8), no Parque Shopping Bahia, o pré-lançamento da segunda edição da Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (FliLauro). O evento é promovido pela Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
A programação contou com a participação de estudantes da rede municipal e da comunidade em geral, e incluiu diversas atividades, como a exposição Paz em todas as Línguas; oficina de escrita criativa com Alessandra Dultra; intervenções artísticas inclusivas; roda de conversa com Gorette Dunningham e Virgínia Garcez; além de uma mesa institucional com autoridades e parceiros, entre outras ações.
Josy Luz, presidente da Academia, destacou o caráter único da feira. “Essa é uma feira da inclusão, onde vamos abraçar todos. Hoje estamos aqui na exposição que fala sobre a paz, para unir esses dois temas e mostrar o poder da FliLauro. Esse é só o início, em setembro teremos a feira completa, com uma programação extensa para toda a comunidade.”
Acompanhando o evento, a secretária municipal de Educação, Tamires Andrade, reforçou a importância da iniciativa. “Estamos vivenciando um momento de imersão neste pré-lançamento. A programação oficial acontecerá nos próximos dias, reunindo autores, escritores e artistas que fazem a cultura e a literatura da nossa Bahia. Para nós, enquanto gestão, fomentar essa iniciativa é de extrema importância, pois coloca Lauro de Freitas no calendário das feiras literárias.”
Para a professora Telma Lopes, de 63 anos, a feira cumpre um papel essencial de inclusão. “O mais importante é incluir quem está à margem, permitir que essas pessoas tenham acesso à informação e façam parte da cultura. O evento proporciona isso: o contato com outras artes e expressões culturais. Essa feira precisa crescer, ser ampliada e divulgada cada vez mais.”
A estudante Kathleen Daltro, de 16 anos, que participou das palestras, também compartilhou sua experiência. “Achei tudo muito legal. Gostei da forma como explicaram, foi acessível para todo mundo. Como gosto de leitura, me senti muito bem aqui e recomendo a outras pessoas.”
O evento principal acontecerá entre os dias 10 e 14 de setembro, na Praça João Thiago dos Santos e no Cine Teatro de Lauro de Freitas, com destaque para o desfile de moda voltado a pessoas com deficiência e idosos.
A ação conta com o apoio da TVE Bahia, Universidade do Estado da Bahia (UNEB), entre outros parceiros e apoiadores. O projeto foi contemplado no Edital de Apoio a Festas, Feiras e Festivais Literários (Nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon, na modalidade de fomento à execução de ações culturais.