Roda de conversa debate eixos para a 15º Conferência de Assistência Social
Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Segunda, 28 de Julho de 2025 Ã s 15:03
Nesta segunda-feira (28/7), a Prefeitura de Lauro de Freitas deu continuidade a uma série de pré-conferências de Assistência Social, com intuito de ouvir as demandas da comunidade sobre os cuidados com a população para o evento principal que vai acontecer nos dias 7 e 8 de agosto. O encontro ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro de Vila Praiana.
Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), e com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a roda de conversa para a 15º Conferência Municipal de Assistência Social debateu assuntos acerca do eixos apresentados como: Universalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Aperfeiçoamento contínuo do SUAS; Integração de benefícios e serviços socioassistenciais; Gestão democrática, informação do SUAS e comunicação transparente; e Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento.
Presente no local, a secretária da pasta Diana Souza, sinalizou sobre a importância das pré-conferências. “Já estamos realizando esses encontros e estão sendo colocados pontos importantes para a área de assistência social do município, e desta vez a população de Vila Praiana está podendo colaborar. Com isso, vamos poder coletar as informações para formular diretrizes eficazes para a nossa população”, falou a gestora.
Para a coordenadora do CRAS, Sula Machado, essas demandas são muito necessárias para o município. “Esse é o momento onde as pessoas estão conhecendo os eixos e podem colocar as suas demandas. E para nós que atuamos na frente do serviço social e da política de assistência social, esses debates são de extrema importância”, destacou.
A moradora da Vila Praiana, Silvani Matos, de 53 anos, ficou satisfeita com o debate. “Eu acho importante esse momento, porque podemos relatar todos os problemas que têm, e buscar as melhorias, e eu espero contribuir muito para ajudar a nossa cidade”, disse.
As próximas pré-conferências acontecerão em Itinga (29/7), no CRAS Itinga 2; e Caji (30/7). Durante o evento principal todas as propostas coletadas serão debatidas, consolidando prioridades e definindo diretrizes que orientarão as políticas públicas de assistência social nos próximos anos.