SEMED inicia matrículas para estudantes da rede municipal em 2024; para alunos novos será em fevereiro

Por: Yandra Barros
Sexta, 22 de Dezembro de 2023 às 11:11

Foto: Lucas Lins

A Secretaria Municipal da Educação (SEMED) deu início ao período de matrículas para o ano letivo de 2024, na primeira etapa, acontece a renovação automática para os alunos da rede municipal, que segue até o dia 29 de dezembro. Em sequência será iniciado o período de pré-matrículas para os novos alunos.

Para os estudantes da rede municipal, a confirmação da matrícula seguirá o seguinte cronograma: de 02 a 19 de janeiro para a educação infantil e de 08 a 26 de janeiro para o ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), conforme a unidade escolar.

Paralelamente, a SEMED iniciou um processo de remanejamento para casos em que o ano seguinte do estudante não for oferecido na mesma escola que frequentou em 2023. A lista de estudantes em remanejamento, considera critérios como proximidade geográfica e oferta da etapa de escolaridade. A confirmação para o remanejamento será de 02 a 20 de janeiro para a educação infantil e segue o mesmo calendário para o ensino fundamental e EJA.

Novos alunos

Os pais ou responsáveis dos novos alunos têm um período específico, de 05 a 08 de fevereiro, para realizar a pré-matrícula. Essa etapa pode ser feita online, acessando o SITE para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano). Já os estudantes da EJA têm a opção de realizar a pré-matrícula tanto de forma online quanto presencial.

Segundo Nadjena Miranda, coordenadora da Educação Básica da SEMED, a matrícula online visa facilitar o processo para os pais. “Mais uma vez, o processo de matrícula seguirá os trâmites online, o que facilita o acesso. Mas caso haja alguma dificuldade no processo, a família poderá comparecer nas unidades escolares ou no setor de matrículas da SEMED”, destacou.

Após a realização da pré-matrícula, é necessário realizar a efetivação da matrícula, comparecendo na unidade escolar na data e horário especificados no comprovante, levando em mãos os documentos necessários.

Já a matrícula para os alunos da Educação Infantil (Creche e Pré-Escola) será até o dia 31 de março, obedecendo à idade e data de corte conforme define o Conselho Nacional de Educação:

I - Berçário - a partir de 6 meses;

II - Grupo 1 - 1 ano até 1 ano e 11 meses completos (até 31 de março de 2024);

III - Grupo 2 - 2 anos até 2 anos 11 meses completos (até 31 de março de 2024)

IV - Grupo 3 - 3 anos até 3 anos e 11 meses completos (até 31 de março de 2024);

V - Pré-Escola I - 4 anos até 4 anos e 11 meses completos (até 31 de março de 2024);

VI - Pré-Escola II - 5 anos até 5 anos e 11 meses completos (até 31 de março de 2024).