World Creativity Day: Lauro de Freitas sedia evento mundial e Prefeitura apresenta ações sustentáveis

Por: Neison Cerqueira
Terça, 16 de Abril de 2024 às 11:11

World Creativity Day: Lauro de Freitas sedia evento mundial e Prefeitura apresenta ações sustentáveis

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


A Prefeitura de Lauro de Freitas, em parceria com o World Creativity Organization, sedia nos dias 19, 20 e 21 de abril (sexta a domingo)  o World Creativity Day (WCD 2024). O evento também conta com o apoio dos Conselhos Municipais de Turismo e Cultura, e tem como Embaixadora Cássia Valle, artista baiana de sucesso e repercussão nacional.

O festival oferecerá mais de 50 atividades para todos os públicos, espalhadas por diversos espaços da cidade, que incluem oficinas, painéis com especialistas, histórias inspiradoras, casos de inovação em diferentes segmentos da economia, atividades esportivas, culturais e maratonas de jogos. As oficinas acontecerão no SENAI Lauro de Freitas, IFBA Campus Lauro de Freitas, NEOJIBÁ, CEEPTIC, NOVABRINK, PEC 3000, PARQUE SHOPPING BAHIA, MANDALAH e ESCOLA ACALENTO. 

Os interessados poderão se inscrever gratuitamente e conferir a programação completa no site oficial do World Creativity Day (https://worldcreativityday.com/brazil/lauro-defreitas/activities). Ao todo serão ofertadas 20 vagas para a participação popular.

SEMARH

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH), vai participar do evento apresentando o Programa Meio Ambiente por Inteiro - PMAI, que é um projeto ambiental como um dos seus eixos sensibilizadores. O painel “ECOARTE, uma transformação sustentável" será apresentado no dia 19 de abril, a partir das 8h, no NOVABRINK, que fica localizado na Avenida Santo Amaro de Ipitanga, no Caji.

O tema em questão trata-se de uma oficina criativa de confecção de ecobags sustentáveis usando como matéria-prima resíduos plásticos (lonas, banners). A realização da oficina propõe a mudança de hábito quanto ao uso responsável dos resíduos plásticos e, assim, sensibilizar para questões ambientais, bem como impulsionar a economia sustentável e preservação ambiental. 

A secretária da SEMARH, Regina Coeli, avaliou a importância da participação da pasta no evento. "Nos últimos anos a SEMARH sempre desenvolveu um trabalho de fortalecimento no eixo da educação ambiental como um fator determinante de contribuição para a transformação social. Através do PMAI, as propostas que visam ressignificar resíduos sólidos para novas funcionalidades são essenciais para a manutenção do bem estar ambiental e do trabalho já desenvolvido. É necessário um olhar coletivo sobre esse dinamismo global. Sempre podemos contribuir com um pouco mais e a SEMARH seguirá propondo e construindo um futuro cada vez mais verde", pontuou Coeli.

Desenvolvimento sustentável 

Especialista em facilitação de processos criativos, o festival está sob a liderança de Ana Pires. Ela falou sobre o tema: “Vamos adotar os princípios da Economia Circular como driver de todas as nossas atividades e trabalhar a lógica da abundância como fonte de desenvolvimento sustentável. Estou certa de que todos nós sairemos transformados dessa jornada de criatividade e inovação”, disse. “Esta é uma grande oportunidade que tenho de mobilizar pessoas criativas e realizadoras para fazer reverberar, nos quatro cantos do município, o poder transformador da Criatividade alinhada com a Inovação, afinal, ter ideias é apenas o primeiro passo para a construção de um futuro menos desigual, mais inclusivo, harmonioso e sustentável”, completou Pires.

O evento vai contar com uma programação extensa e recheada, que inclui: Oficina Infantil "Você Pode Mudar o Mundo", Oficina "Gamificação da Agenda 2030", Oficina Gastronômica "Aromas e Sabores de Lauro", e Oficina de Rap e Imersão Hip Hop BA, Oficina de IA, painel sobre captação de recursos para inovação, um GAME JAM, além dos shows da Família Tríplice, de Liz Gonçalves entre outros.